segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

DICA DA SEGUNDA - IRMÃO DO DÉCIO



Por Gustavo do Carmo
Ilustração: Eduardo Oliveira


Tá, esta dica deveria estar no Guscar. Mas carro clássico também é cultura. Aliás, releitura de carros clássicos.

Em 1998 o New Beetle começou com uma moda de carros do passado com roupagem moderna que ganhou diversos adeptos: Ford Thunderbird, Chrysler PT Cruiser, Chevrolet SSR (estes dois não eram um modelo específico), Ford GT40 e Mustang, Mini e os recentes Fiat 500, Dodge Challenger e Chevrolet Camaro.

Todos internacionais. Com exceção do Fusca, nenhum deles teve história no Brasil. E os nossos clássicos? (Brasília, Chevette, Corcel, Maverick, Monza, Veraneio, Escort, Rural, Simca Chambord e DKW)

Dois engenheiros brasileiros já apresentaram projetos de 'revival' do Willys Interlagos e do Brasinca Uirapuru. Outros contaram em revistas como seriam o Karmann-Ghia e o Opala. Já o designer Eduardo Oliveira (que não é o nosso colaborador Dudu Oliva) criou um blog inteiramente dedicado a esse exercício de imaginação, que é a Dica da Segunda desta semana.

A maioria das ilustrações é feita com base em fotos de modelos atuais, mas ele também cria as projeções em computação gráfica, como o seu trabalho mais recente: a Rural Willys (foto abaixo).
Os clássicos em novas roupagens são o atrativo do blog, mas também há ideias para reestilizações e versões inusitadas.

O nome do blog e o endereço são tão curiosos quanto o conteúdo: http://irmaododecio.blogspot.com/

Vale a pena acessar.



Nenhum comentário:

Arquivo do blog