CORRENDO ATRÁS DE EMPREGO


Conto de Gustavo do Carmo

 

— Boa tarde, meu nome é Arthur, tenho autismo e acabei de me mudar para a Barra da Tijuca...

— Não! Não tem nada aqui pra você.

— Tudo bem.

***

— Boa tarde, meu nome é...

— PONHA-SE PARA FORA DAQUI OU VOU CHAMAR A POLÍCIA!

***

Antes de Arthur entrar na concessionária de carros luxuosos, uma senhora desmaiou, horrorizada com a sua aparência. Saiu correndo sem falar com o atendente.

***

— Boa tarde, meu nome é Arthur, tenho autismo e acabei de me mudar para a Barra da Tijuca. Eu gosto muito de carros, por isso escolhi esta concessionária para trabalhar. E estou precisando muito de um emprego. Preciso mostrar para a minha irmã que eu trabalho e para o meu pai que eu consigo me sustentar aqui na Barra, onde é tudo caro.

— E o que você sabe fazer? — Perguntou o gerente.

— Sei ir ao banco pagar contas, controlar o estoque e o movimento da loja e divulgar nas redes sociais. Sou formado em jornalismo e publicidade, mas, por causa do meu autismo, que me gerou uma insegurança muito grande, eu nunca trabalhei na vida. Meu sonho era ser vendedor, mas sou muito sincero e não tenho aquela malícia para empurrar os carros desta marca, que não são tão bons.

— Não temos vaga.

***

— Boa tarde, meu nome é Arthur, tenho autismo e acabei de me mudar para a Barra da Tijuca. Eu gosto muito de carros, por isso escolhi esta concessionária para trabalhar. E estou precisando muito de um emprego. Preciso mostrar para a minha irmã que eu trabalho e para o meu pai que eu consigo me sustentar aqui na Barra, onde é tudo caro.

— E o que você sabe fazer? — Perguntou o gerente de outra loja.

— Sei ir ao banco pagar contas, controlar o estoque e o movimento da loja e divulgar nas redes sociais. Sou formado em jornalismo e publicidade, mas, por causa do meu autismo, que gerou uma insegurança muito grande, eu nunca trabalhei na vida. Meu sonho era ser vendedor, mas sou muito sincero e não tenho aquela malícia para vender os carros desta marca, que realmente são muito bons. E também não sei lidar com o público.

— Eu te entendo. Meu filho é autista também. O que você sabe sobre os carros da nossa marca?

Arthur deu uma aula sobre todos os modelos da marca luxuosa de veículos vendidos na concessionária, o que convenceu o gerente da loja.

— Gostei muito do seu conhecimento. Temos uma vaga de estoquista e outra de faxineiro, qual que você prefere?

— De estoquista, claro. Com todo respeito aos faxineiros, eu tenho o meu orgulho e acho que mereço um emprego melhor, pois eu também tenho pós-graduação.

— Tudo bem. Que dia você pode começar?

— Eu só não começo hoje porque vocês devem estar quase no final do expediente. Posso começar amanhã à tarde.

— Por que não pela manhã?

— É que eu durmo tarde para divulgar meus blogs na internet e tenho dificuldade de dormir cedo. Eu também preciso de um horário flexível. Mas, com o tempo eu me acostumo e posso passar a trabalhar de manhã.

— Está bem. Amanhã ao meio-dia, então. Só vou te exigir uma coisa:

— O que é, senhor?

— Que você venha vestido amanhã. Não sei como é que a polícia não te prendeu por você ficar andando nu no meio da rua.

Postar um comentário

0 Comentários