TUDO NA CABECEIRA - O QUE EU VOU LER: DIANA - O ÚLTIMO AMOR DE UMA PRINCESA


TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTO DA CAPA: DIVULGAÇÃO 


Recentemente, o Supremo Tribunal Federal liberou as biografias não-autorizadas de personalidades brasileiras, causando muita polêmica e discussão. Roberto Carlos e Caetano Veloso são dois artistas que se opuseram, sem sucesso, à liberação. 

No exterior esta prática é mais comum do que se imagina. E o livro Diana - O Último Amor de uma Princesa é uma dessas biografias não-autorizadas. Foi escrito pela ex-repórter da BBC, produtora e diretora inglesa Kate Snell e publicado pela primeira vez na Inglaterra em 2000. Criou muita polêmica em todo mundo, como era de se esperar, mas se tornou um best-seller e foi adaptado para o cinema em 2013 pelo alemão Oliver Hirschbiegel. A princesa Diana de Gales foi interpretada por Naomi Watts. Neste mesmo ano, o livro foi lançado no Brasil pela modesta Prata Editora, traduzido por Frederico Rimoli. 

Narrada pela autora, a biografia mostra os últimos dias da princesa e quebra o mito de que o seu noivo era Dodi Al-Fayed, o empresário egípcio que morreu junto com ela em 1997 e que era filho de Mohamed Al-Fayed, então dono da Harrold's, uma das mais famosas loja de departamentos da Inglaterra.   

O verdadeiro amor de Diana, que se tornou o último, seria o médico-cirurgião cardíaco paquistanês Dr. Hasnat Khan, a quem ela chamava de "Sr. Maravilhoso". Era com ele que a princesa pretendia se casar. Dodi foi usado para criar ciúmes em Hasnat, que não queria assumir o relacionamento para evitar os holofotes da fama da suposta noiva. Ah! Ela também queria provocar a Família Real e chamar a atenção da mídia. Em maio de 1997, Diana teria viajado ao Paquistão para convencer a mãe do médico de que ela seria uma boa esposa para o seu filho. 

Para dar credibilidade à história, Kate entrevistou os confidentes mais próximos de Diana, da família do Dr. Khan e pesquisou as informações divulgadas na ocasião da morte da princesa e de Dodi. 

O livro mostra uma visão única do mundo de Diana e um outro lado seu que o mundo não conheceu e um amor que mudou a vida da princesa de Gales.


Postar um comentário

0 Comentários