TUDO NA CABECEIRA - O QUE EU JÁ LI: A BOSSA DO LOBO

TEXTO E FOTOS: GUSTAVO DO CARMO


Desde que começou a trabalhar na editoria de esportes de O Jornal, do grupo Diários Associados, Ronaldo Bôscoli se destacou como jornalista, compositor, produtor musical e um dos criadores da Bossa Nova. Para alguns, Bôscoli é mais lembrado por ter sido namorado das cantoras Nara Leão e Maysa, além de ex-marido de Elis Regina e pai do filho mais velho dela: o músico e empresário João Marcelo Bôscoli. 


Na minissérie Maysa - Quando fala o coração, exibida pela Rede Globo em 2009, Ronaldo Bôscoli, mesmo falecido quinze anos antes, ajudou a revelar o talento do ator Mateus Solano, que o interpretou tão bem que ganhou dois papéis na novela das nove Viver a Vida, interpretando irmãos gêmeos. Parece que o espírito do compositor baixou no ator. Porém, o seriado mostrou um lado cafajeste de Bôscoli.


Curioso para saber se o que foi mostrado na televisão era verdade, me animei a comprar a sua biografia, A Bossa do Lobo, escrita por Denilson Monteiro e editada pela Leya, lançada dois anos depois da minissérie. Denilson também escreveu a biografia do saudoso apresentador Chacrinha e do também músico multimídia Carlos Imperial, que, aliás, inicialmente, ajudou a promover a carreira de Bôscoli, que teria 87 anos se ainda fosse vivo.

Foto: Reprodução de TV - Rede Globo
Terminei de ler o livro agora. E já estou com saudades. O texto é claro, objetivo e atraente. Tem diálogos, em vez de depoimentos, o que torna a leitura mais dinâmica. O álbum de fotos vem no final do livro. Só faço ressalva a alguns erros de informação e às letras pequenas (com a idade já começo a reclamar de vista cansada).



E considerando toda a sua vida, boa parte era verdade na dramatização do caráter de Bôscoli em Maysa. Ele também teve romances com a hoje atriz Mila Moreira e outras mulheres, casou-se com Heloísa e teve mais dois filhos (Mariana e Bernardo). Bôscoli era até chamado de Veneno, pelas brincadeiras que fazia (adorava passar trotes pelo telefone) e as opiniões sinceras que dava.


Mas o livro também mostra o lado pai e amigo do Lobo, a eterna parceria com Miéle, várias letras de composições e os dramas do biografado, como a Síndrome do Pânico que o levou a ser internado numa clínica psiquiátrica, o impedia de sair de casa em algumas ocasiões, de andar de transportes coletivos e até impediu que ele cobrisse a Copa de 1954 na Suiça, além do sofrimento com o câncer que o matou em novembro de 1994. Mesmo assim, Bôscoli não deixou de lado o bom humor (em alguns momentos, pois em outros entrou em depressão). É um livro completo e cinco estrelas. 


Avaliação
«««««
Autor: Denilson Monteiro
Gênero: Biografia
Ano de edição: 2011
Págs: 544
Formato: 23 x 28 cm
ISBN:  9788580443233
Preço: R$ 14,99

Postar um comentário

0 Comentários