DICA DA SEGUNDA - 3 EFES



Texto: Gustavo do Carmo e Divulgação

A dica desta segunda é o filme 3 Efes, dirigido pelo diretor gaúcho Carlos Gerbase. Os três efes são a fome, o sexo (o f correspondente é o famoso palavrão) e o fasma, palavra grega que tem a ver com vida em sociedade.

Representam a necessidade do homem e estão ligados aos personagens da história, protagonizada pela jovem universitária Sissi (Cris Kessler), que trabalha como operadora de telemarketing para ajudar o pai, viúvo e desempregado. Como nunca tem dinheiro, ela vive com fome. Uma amiga diz que está ganhando muito fazendo programas, e a moça começa a pensar nessa possibilidade para aumentar a renda. Sua tia Martina (Carla Cassapo), cozinheira de mão cheia, também anda desgostosa com a vida. A mulher, que faz pratos elaborados, começa a convidar um catador de papel (Paulo Rodrigues) para dividir a refeição. Da mesa para a cama é só um passo. O marido Rogério (Leonardo Machado) mal tem tempo para ela, pois está cheio de problemas na agência de publicidade onde trabalha. Ele não sente muita fome, mas o sexo passa a ter um papel fundamental quando é obrigado a virar amante de sua chefe para garantir o emprego.

O longa 3 Efes foi rodado em Porto Alegre em apenas 20 dias, entre dezembro de 2006 e janeiro de 2007. Carlos Gerbase trabalhou com uma equipe formada por universitários do curso de Cinema, que usaram uma câmera mini-DV e um kit de luz portátil nas gravações. O elenco é formado por novatos, como a protagonista Cris Kessler e o papeleiro vivido por Paulo Rodrigues. Outros atores já haviam trabalhado com o diretor antes. Ana Maria Mainieri atuou em Tolerância e Carla Cassapo, Leonardo Machado e Fábio Rangel fizeram pequenos papéis em Sal de Prata.

3 Efes foi lançado há quatro meses em quatro mídias simultâneas: cinema, televisão, dvd e internet. Segundo Gerbase, a estratégia permite a "democratização" do cinema nacional. E isso não é uma novidade. Nem no Brasil. Há dezenove anos Cacá Diegues lançou "Dias Melhores Virão" no cinema e na televisão aberta. E Domingos Oliveira, mais recentemente, apresentou o seu filme "Carreiras" da mesma forma.

No cinema 3 Efes já saiu de cartaz. Na televisão já foi exibido pelo Telecine em dezembro. O DVD pode ser encontrado em algumas locadoras. Na internet, foi feita uma parceria com o portal Terra e foi dividido em cinco partes e é o meio que teve maior audiência: mais de 150 mil pessoas já assistiram. Para ser mais um espectador, basta clicar no cartaz do filme.

Veja o Making Of e a Ficha Completa.

Em breve, entrevista com o diretor Carlos Gerbase.

Postar um comentário

0 Comentários