DICA DA SEGUNDA - WORKSHOPS DE DIREÇÃO E ROTEIRO


Texto: Divulgação


O Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro - Curta Cinema 2008 acontecerá de 30 de outubro a 9 de novembro, nos cinemas Odeon Petrobras, CAIXA Cultural, Ponto Cine, Lonas Culturais e Cinemaison.

O Festival também está promovendo workshops de Direção, Roteiro e Crítica, que estão com inscrições abertas, embora o deste último até hoje (quem quiser participar, corre lá).


::::WORKSHOP DE DIREÇÃO::::


O Workshop de Direção do Curta Cinema 2008 já contou com a presença de nomes como Jorge Furtado, Karim Ainouz, Beto Brant e Walter Carvalho. Nessa 8ª edição, ele será ministrado por Eduardo Coutinho.

Ao falar de seu método, Coutinho apresentará sua perspectiva singular para o trabalho de direção em cinema. Num bate-papo de dois dias, os participantes terão a oportunidade de conhecer de perto um pouco da experiência do cineasta.

Para inscrição é necessário o envio de uma carta de intenção juntamente com um breve currículo (máximo de seis linhas) para o email atividades@curtacinema.com.br. Serão aceitas inscrições até o dia 18 de outubro.

O workshop será nos dias 07 e 08 de novembro, das 17 às 19 horas, na Caixa Cultural. Para mais detalhes, consulte o regulamento clicando aqui.

O workshop de direção é uma atividade inteiramente gratuita.

Eduardo Coutinho dirigiu três filmes de ficção: O pacto, episódio do longa-metragem ABC do amor (1966), a comédia O homem que comprou o mundo (1968) e o filme de cangaço Faustão (1970). A carreira de documentarista se consolidou com títulos como Santa Marta, duas semanas no morro (1987), Volta Redonda, memorial da greve (1989), O fio da memória (1991), Boca do lixo (1994), Santo forte (1999), Babilônia 2000 (2000) e Edifício Master (2002). Em 2005, lançou no Festival do Rio O fim e o príncipio e, em 2007, Jogo de cena. Seu próximo projeto é Antes da estréia.


::::WORKSHOP DE ROTEIRO::::

O Workshop de Roteiro, organizado pelo Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro – CURTA CINEMA, chega a sua 12ª edição e traz como convidados os roteiristas Cristina Leal, Doc Comparato e Hilton Lacerda.

Para concorrer a uma vaga o candidato deve enviar, além de um breve currículo (máximo de seis linhas), cinco cópias de um roteiro de curta-metragem de ficção ou documentário de autoria própria (máximo de vinte páginas). Serão aceitas as inscrições que chegarem até o dia 18 de outubro ao escritório do Curta Cinema.

Escritório Curta Cinema
Praia de Botafogo, 210/308
Rio de Janeiro – RJ
22.250-040

Serão selecionados 12 roteiros.

O workshop acontecerá nas tardes dos dias 04, 05 e 06 de novembro na Caixa Cultural.
Ao final do workshop, a comissão de roteiristas instrutores elegerá um roteiro para receber prêmios em serviços de nossos apoiadores: CTAV-SAV, Link Digital, Dolby, Rain, Estúdios Mega, Kodak, Quanta.

O workshop de roteiro é uma atividade inteiramente gratuita.

Cristina Leal é graduada em Língua e Literatura Inglesa e Portuguesa Universidade São Paulo-USP. Foi professora, jornalista e livreira até os anos 80, quando começou a escrever. Em 1986 teve seu teletema produzido pela Globo, em 5 capítulos e a partir de um roteiro premiado no antigo Rio-Cine Festival, começou a se dedicar inteiramente ao cinema. Começou a dirigir em 1992 com o curta "Estação Aurora". Seguiu-se a ele o curta "Não Me Condenes Antes Que Me Explique", em 1998. Estreou seu primeiro longa Iluminados, um documentário sobre fotógrafos do cinema brasileiro contemporâneo, no Festival do Rio 2007.

Doc Comparato é dramaturgo, conferencista, autor de seriados e minisséries – entre elas Me alquilo para soñar (1989), ao lado de Gabriel García Marquez. Trabalhou como roteirista no cinema brasileiro e europeu. Foi consultor do European Script Found e fundador do Master de Roteiro da Universidade de Barcelona. Seus livros teóricos sobre roteiro e dramaturgia (Roteiro e Da Criação ao Roteiro), pioneiros e referência no mundo latino foram lançados em 6 paises, é o livro oficial do Real Instituto de Radio e TV da Espanha. Possui 7 prêmios internacionais. O último posto universitário foi o de professor da Escola de Cinema de Berlin.

Hilton Lacerda se destacou no cinema pelos roteiros de longa metragem dos filmes Baile Perfumado, Amarelo Manga, Árido Movie e o documentário Cartola (em que divide a direção com Lírio Ferreira ). Como curta-metragista realizou Simião Martiniano, O Camelô do Cinema (em conjunto com a jornalista Clara Angélica) e A Visita. Roteirizou o Texas Hotel (direção de Cláudio Assis) e Eu Sou o Servo (direção de Eliezer Filho). Em um projeto com o DJ Dolores, realizou videoclipes para os mais representativos músicos da nova geração pernambucana.


Já as inscrições para o Workshop de Crítica terminariam no último sábado, conforme o regulamento. Mas foi prorrogada até hoje. Quem quiser correr literalmente o risco, boa sorte (inclusive para os que participarem dos outros workshops).

Nas próximas semanas darei a dica do festival.

Postar um comentário

0 Comentários