segunda-feira, 11 de junho de 2018

DICA DA SEGUNDA - DIZ A LENDA




Já está no You Tube, no canal da Del Picchia Filmes, o curta-metragem Diz a Lenda, baseado no conto Cantoria de Excelência, escrito por Marcos Mairton, cearense, juiz federal, escritor, músico e um dos colaboradores do blog de microcontos Umas Linhas, criado pelo colaborador do Tudo Cultural Lucas Beça e do qual eu também integro o time de autores, composto ainda por Magno Andrade, Zi Carloni e Cynthia Santana. 

Diz a Lenda é um curta-metragem ficcional, com uma pitada de humor nonsense do diretor, que traz como base um desafio de cordel ácido, bem humorado e por demais realista (apesar de se passar em um país fictício).




Diz a Lenda... 


"Olho pra vossa excelência E me dá até gastura. Porque não tem compostura, Nem respeito, nem decência. Verdadeira excrescência, Não cumpre o que é prometido, Volta e meia anda metido Em tudo que é obscuro Por isso estou bem seguro: Vossa Excelência é bandido!"

O filme transcorre durante um evento repleto de autoridades, onde uma dupla de cantadores é contratada para se apresentar, mostrando um pouco da arte do repente. Durante esse "desafio" os repentistas vão tecendo um panorama da realidade gananciosa pelo poder que nada agrada às autoridades presentes e deixa todos os convidados perplexos e indignados.

Diz a Lenda é um retalho bem humorado do que vemos todos os dias acontecendo nos gabinetes e reuniões dos magistrados em qualquer país por onde andamos. Ele nos faz refletir sobre o momento que vivemos e nos incita a nos colocarmos no lugar dos repentistas para que também possamos cantar (falar) tudo que pensamos sobre a realidade dos políticos do nosso país. 

Fazem parte do elenco os repentistas Rogaciano Lopes e Jota Gomes, além de Alcântara Costa, Rodolfo Mozer, Nilo Tabosa, Rafael Barbosa, Gilson Tenório, Werbert Soares, Aldo Anísio, Mario Tossi, Jade Falcão, Mauricio Campos, Giovanni Marsallis, Fernanda Zeballos, Jeane Freitas, Ana Carmen Lima, Leonan Pinheiro, Moacir Neto, Egídio Barreto e a participação especial de Sara Maria e Guilherme Lopes, além de Márcio Del Picchia, que também assina o roteiro e a direção. 

Marcos Mairton da Silva nasceu em Fortaleza/CE, é autor de dezenas de contos e crônicas, além de transitar pela Literatura de Cordel e composição de canções. É membro fundador da Academia Quixadaense de Letras - AQL, onde ocupa a cadeira de número 17. Sua formação acadêmica é em Direito, sendo Bacharel pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR, mestre em Direito Público pela Universidade Federal do Ceará - UFC, e MBA em Gestão do Poder Judiciário, pela Fundação Getúlio Vargas - FGV. Juiz Federal desde abril de 2001, antes foi Advogado, Procurador do Banco Central e Advogado da União.

Já a Del Picchia Filmes é uma produtora de cinema sediada na cidade de São Paulo/SP. Criada no início de 2010 com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento do cinema no Brasil, é focada, atualmente, na produção de filmes de curta-metragem relacionados à cultura, costumes e arte brasileira, navegando entre o erudito e o popular. 

A Del Picchia Filmes produziu 15 filmes curtas-metragens, ente eles: Anachronique (2011) e Véspera de Natal (2014), ambos com a direção de Mario Masetti; e Sonetos do Sertão (2014), com roteiro e direção de Marcio Del Picchia, que ganhou o prêmio Lapa Boêmia de Melhor Curta Nacional eleito pelo juri popular na 4ª Edição do Cine Curtas Lapa Festival.

Para não prejudicar a audiência do curta no canal da produtora, não vou postar a reprodução do filme na íntegra, que pode ser visto  clicando no cartaz no início do post. Mas deixo abaixo o vídeo do teaser (ou do trailer) como um aperitivo...



TEXTO: DIVULGAÇÃO DA DEL PICCHIA FILMES, COM INTRODUÇÃO E CONCLUSÃO DE GUSTAVO DO CARMO
CARTAZ: DIVULGAÇÃO

Nenhum comentário:

Arquivo do blog