MOMENTO CLIPPING - PROMOÇÃO DO BORDEL BORDADO



Por Gustavo do Carmo



Estava desgostoso com a vida, reclamando de tudo e perdendo o meu tempo com o Twitter quando recebi a mensagem da seguidora e amiga Letícia Losekann Coelho (@Leticia_LCoelho), anunciando um concurso de microcontos do blog @BordelBordado e me incentivando a participar.



O Bordel Bordado é um blog de crônicas e poesias mantido apenas por mulheres. Além da Letícia, também são sócias a gaúcha Marjorie Bier (@marjbier), a cearense Mônica Saraiva (@Monica_Saraiva), a paulista Talita Prates (@taprates) e a carioca Carol Freitas (@Carol_Freitas1).



O concurso era para promover o livro de poesias Serenata para uma janela fechada, do poeta e cartunista gaúcho Augusto Bier (a confirmar o grau de parentesco com a Marjorie: pai, marido, irmão, primo). Ganhava quem tuitasse uma serenata em 140 caracteres.



Como ando jururu ultimamente com meus problemas familiares e profissionais, tive dificuldade para me inspirar. Mas ela vem mais rápido para textos curtíssimos e decidi arriscar não uma serenata, mas um microconto com o tema.



Escrevi:



Ganhou apenas um bombom Sonho de Valsa. Esperava uma serenata de amor do namorado, que trabalhava na Lacta.



Só que aí eu achei que não estivesse escrevendo uma serenata. Então tentei de novo com outro texto: "Tenho um sonho de valsa com você. Esta é a minha serenata de amor." Mas foi o primeiro texto, o destacado acima, que foi aceito como o mais criativo e bem humorado.



O resultado foi anunciado no domingo de Páscoa. Por coincidência, usei os famosos bombons como referência. A minha vitória me alegrou num dia seguinte à tristeza por ter perdido o meu celular, junto com outras coisas.




Ganhei o livro Serenata para um janela fechada e o CD Duplo O Trovador - Uma homenagem a Evaldo Gouveia. Este último é um projeto da Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza para o carnaval 2011 e um tributo para o compositor cearense, cujas músicas foram gravadas por cantores consagrados como Nelson Gonçalves, Altemar Dutra, Wilson Simonal, Cauby Peixoto, Agnaldo Timóteo, Jair Rodrigues, Maysa, Ângela Maria, Jamelão, Dalva de Oliveira, Elymar Santos, Chitãozinho e Xororó, Gal Costa, Maria Bethânia, Zizi Possi, Emílio Santiago, Cris Braun, Ana Carolina, Simone, Fafá de Belém, Jamelão e até Julio Iglesias. Além do saudoso intérprete do samba da Mangueira, Evaldo também compôs um samba-enredo para a Portela, em 1969, para homenagear Pixinguinha.




O CD O Trovador tem 20 faixas com releituras de seus grandes sucessos interpretadas por Dominguinhos, Lenine, Leny Andrade, Jane Duboc, Elba Ramalho, Zé Renato e Isabela Taviani. Ao mesmo tempo, o disco duplo congrega intérpretes de diferentes momentos da música feita no Ceará: dos tarimbados Eudes Fraga, David Duarte, Marcos Caffé, Kátia Freitas e Waldonys a jovens músicos, como os integrantes dos grupos Breculê e Academia, além da bateria do Bloco Unidos da Cachorra. Traz também um detalhado roteiro para a apreciação das canções de Evaldo e para a compreensão do porquê da permanência de sua obra como uma referência para várias gerações.



O álbum não está à venda. Para quem se interessou pode ser baixado gratuitamente, com licença Creative Commons, clicando no link http://bit.ly/hMBaKC



Já o livro Serenata para uma janela fechada pode ser adquirido através do e-mail bordelbordado@gmail.com.



Às meninas do Bordel Bordado e também ao Augusto Bier o meu muito obrigado. Terei imenso prazer em curtir os prêmios conquistados com a minha saborosa vitória.

Postar um comentário

0 Comentários