TUDO NA CABECEIRA - INVISÍVEL

Texto: Divulgação
Foto: Gustavo do Carmo


Em Invisível, de Paul Auster (Companhia das Letras, R$ 49,50), Adam Walker recorda os acontecimentos da primavera e do verão de 1967, quando era um jovem poeta e estudante de letras na Universidade Columbia, Nova York. Quarenta anos depois, os fatos incontornáveis daquele ano, em que se vivia a Guerra Fria e a crescente oposição à Guerra do Vietnã, somam-se a eventos pessoais decisivos, que vão acompanhá-lo até o fim da vida.

Ele rememora o estranho encontro em uma festa e a posterior relação tumultuada que desenvolveu com dois estrangeiros: o suíço Rudolf Born, professor visitante de relações internacionais na mesma Universidade Columbia, e sua enigmática e sedutora companheira, a francesa Margot. O professor Born propôs ao jovem poeta financiar um projeto de revista literária, acalentando a ideia de ter sua biografia escrita por Walker.

Embora intrigado com a rápida simpatia que despertou no casal, a oferta era boa demais para ser recusada. Aos poucos, porém, Walker passou a desconfiar das intenções de Born, uma combinação de raivoso analista político, intelectual cínico e dândi espirituoso.Um evento imprevisto e trágico fez com que a relação entre o estudante prodígio e o enigmático professor se tornasse áspera e, depois, doentia, levando a história de ambos a Paris.

A narrativa de Adam Walker, hoje com mais de sessenta anos, porém, mostra-se incapaz de dar conta da complexidade dessa história revisitada nos meandros da memória e nos limites da linguagem.Vozes de outros personagens ganham o primeiro plano: Jim, antigo colega de Adam, que se tornou James Freeman, escritor de sucesso, a quem Walker recorre para que lhe ajude a terminar a narrativa; a irmã Gwyn, por quem ele sente um irresistível desejo incestuoso; Cécile, enteada francesa de Born, que manteve um diário dos tempos em que conheceu e se apaixonou por Walker. Em Invisível, narradores e formas narrativas se alternam, acelerando o ritmo da leitura e reservando descobertas e mudanças de rumo para as últimas frases do livro, deixando o leitor sem fôlego.

Um trecho:

"Apertei a mão dele pela primeira vez na primavera de 1967. Na época eu era estudante do segundo ano na universidade Columbia, um garoto ignorante, cheio de apetite por livros e com a crença (ou ilusão) de que um dia eu seria bom o bastante para poder me chamar de poeta, e, como eu lia poesia, já havia encontrado o seu xará no inferno de Dante, um morto que se esgueirava entre os últimos versos do canto 28 do Inferno."


SOBRE O LIVRO

Invisível
Autor: Paul Auster
Tradutor: Rubens Figueiredo
Companhia das Letras
2010
Formato (a x l): 21x14 cm
280 páginas
Preço sugerido: R$ 49,50

Semana que vem: Lembranças de um Tempo Fantástico, de Hélio Costa

Postar um comentário

0 Comentários