FELIZ ANIVERSÁRIO RIO - 444 ANOS

Por Gustavo do Carmo

Hoje é aniversário da cidade do Rio de Janeiro, que está completando 444 anos. Uma data que deveria ser lembrada com um feriado (apesar de neste ano cair num domingo). Mais um? Não. O 1º de março deveria substituir alguns feriados estaduais e nacionais desnecessários à nossa cidade.

A cada ano o Rio recebe um presente de grego: mais favelas, mais sujeira, mais políticos corruptos e mais moradores querendo trocá-lo por São Paulo, que, graças à mídia, se tornou o novo eldorado do Brasil, principalmente para as nossas belas jornalistas.

Se SP está cada vez mais valorizado e o nosso estado mais abandonado, devemos agradecer a algumas pessoas que adoram criticar o Rio, mas não fazem nada para mudar a situação e ainda aceitam o que já se tornou um imperialismo. Claro que os paulistas (queridos como os nossos colaboradores Miguel Angel e Ed Santos) também fazem a sua parte, defendendo com unhas e dentes o estado deles da mesma forma que deveríamos fazer com o nosso. O paulista deve ser visto como um exemplo e não como um inimigo. Os nossos inimigos somos nós mesmos. Não é, Rede Globo?

O meu presente para o dia de hoje é, mais uma vez e imitando o blog do Eduardo Sander, o Patolino, um documentário produzido pela MGM, mostrando imagens da cidade do Rio de Janeiro gravadas em 1936, que faz muito sucesso no You Tube. Chamado de "City of Splendour" mostra imagens de um Rio pacato que já se foi e não voltará mais. Primeiro pelo crescimento da cidade. E segundo pelos motivos que eu falei acima, além do culto da sociedade à desordem urbana, social e cultural, promovendo uma irreversível inversão de valores.



Rede Globo, em 2015 eu quero ver uma comemoração tão ou mais especial para o Rio como você fez para os 450 anos de São Paulo em 2004.

Postar um comentário

0 Comentários