RESENHA DA QUINZENA - O SILÊNCIO DOS AMANTES


Silêncio agradável
Por Gustavo do Carmo

Na apresentação do seu livro mais recente, O Silêncio dos Amantes, a autora Lya Luft diz que a idéia inicial era escrever um ensaio como o seu best-seller Perdas e Ganhos. No entanto, ao perceber que os personagens ganharam vida própria, saltando e sacudindo braços e pernas, segundo ela que decidiu transformar o texto em romance. Mas ao notar idéias fragmentadas resolveu, enfim, fazer uma coletânea de contos, tendo como temas dominantes a incomunicabilidade e a solidão, que seriam o mote para o projeto inicial. A morte, o mistério e a beleza também estão presentes nos vinte contos.

Talvez eu tivesse uma opinião diferente se saísse um romance. Ou nem teria comprado se fosse um ensaio. Mas da maneira como saiu, o livro me agradou. E muito. Os contos são interessantes, emocionantes, concisos e de linguagem clara e objetiva, sem deixar de lado a qualidade literária com seus lirismos e metáforas, geralmente deixados de lado para tornar os textos mais compreensíveis.

Destacar os melhores textos é relatar quase todos do livro. Fazendo um esforço, sem me preocupar em ser injusto, destacaria O anão como o melhor deles. O silêncio dos amantes, que dá título a coletânea, e o inicial A Pedra da Bruxa também merecem referências. O aniversário e Uma em duas são os mais complexos.

Vou comprar o Perdas e Ganhos e tentar rever o preconceito que eu criei no início do segundo parágrafo.
SOBRE O LIVRO

O Silêncio dos Amantes
2008
Formato (a x l): 21x14
160 páginas
Preço sugerido: R$ 28,00

Postar um comentário

1 Comentários

vera disse…
Quando se começa a ler o "Silêncio dos Amantes" dá aquela sensação de desagrado...parece que esta mulher me conhece e está contando coisas, que até aconteceu comigo, cruzes. Ela é uma bruxa. Nada disso, lia é uma mãezona, alguém que entende do ser humano e de ser humana. Leia e faça uma catarse. Leia para pensar a sua vida, repensar e se recriar. O livro vale cada centavinho, além da gostosura do português perfeito. É um aprendizado total. Estou relendo-o para um trabalho de extensão. Obrigada, LYA!