DICA DA SEGUNDA - A CASA DA MÃE JOANA 1 E 2

Texto e Foto das Capas: Divulgação


A Casa da Mãe Joana

Autor: Reinaldo Pimenta
Editora: Campus
Preço: R$ 56,90




  • Por que uma pessoa é cheia de nove horas?
  • De onde veio o puxa-saco?
  • Por que os dias da semana têm a palavra feira?
  • Qual é a origem dos nomes dos naipes?
  • Onde Judas perdeu as botas?
  • Por que o doce brigadeiro ficou com esse nome?
  • Quando é que se volta à vaca fria?
  • Por que mandar alguém plantar batatas?
  • Como surgiu a palavra bingo?
  • Que quer dizer OMO?
  • Por que julho e agosto ficaram juntos com 31 dias?
  • De que cor é o burro quando foge?

A história das palavras é a história do homem. Elas nascem e atravessam idiomas, mudando quase sempre na forma — para se adaptarem à fala de um povo — e muitas vezes no conteúdo — revelando o olhar e o pensar dos novos usuários. A casa da mãe Joana é uma coleção de origens curiosas de palavras, frases e marcas. O livro tem como objetivo divertir informando. Por isso, o critério da seleção foi a etimologia-surpresa. Não há nada de surpreendente na origem das palavras cavalo (do latim caballu) e chuva (do latim pluvia). Mas, se alguém disser “Pode tirar o cavalo da chuva!”, eis um caso de etimologia-surpresa.

Aapresentação em ordem alfabética pode induzir o leitor à idéia de estar diante de uma obra de referência cuja utilidade se restringiria a esporádicas consultas. Mas sua função primordial é ser lido e entreter. No entanto, é importante ressaltar que nenhuma das etimologias apresentadas foi inventada, com um intuito exclusivo e simplório de fazer graça. Todas, sem exceção, resultaram de estudos com base em artigos e obras de autores especializados no assunto. A bibliografia ao final é a fonte desse trabalho e uma satisfação obrigatória ao leitor.

Mais informações no site da Editora Campus e da Saraiva


A Casa da Mãe Joana 2

Autor: Reinaldo Pimenta
Editora: Campus
Preço: R$ 54,00



Continuações em geral não dão certo, especialmente no cinema, porém, no caso de A Casa da Mãe Joana 2 isso não acontece. Este livro não é um risoto de palavras feito com as sobras do primeiro. É um prato servido quente, com ingredientes frescos e prazerosos. São novas histórias - curiosas, surpreendentes e divertidas - sobre o nascimento de palavras, frases e marcas. O que aqui se repete, sem mofo, é o estilo da apresentação, com humor (divertir informando) e seriedade (sem exceção, todas as etimologias resultaram de pesquisas em obras de especialistas, relacionadas na bibliografia). Outra novidade ficou para o fim do livro: um índice analítico que abrange as duas obras. Nele, a palavra procurada remete para seu respectivo verbete ou para outro verbete em cujo interior se explica a origem da palavra em questão.

Mais informações no site da Saraiva

Nota do editor do blog: Os livros são muito interessantes. Até eu fiquei com vontade de comprar. Mas são tão caros.

Postar um comentário

2 Comentários

Saber a origem das coisas é muito importante.
Orlando Castor disse…
Eu tenho os dois livros desta dica. Apesar do preço elevado, vale a pena tê-los. Muita cultura e comédia em cada verbete apresentado. O autor teve a sensibilidade de não trazer um livro chato, parecido com um dicionário. Mas sim cheio de histórias interessantes. Bom para todas as idades!