Depois das duas últimas bobagens nas campanhas Zeca-Feira e Zeca-Hora, que exploravam com humor(?) a imagem do sambista Zeca Pagodinho, a Brahma voltou a falar sério com o novo mote Brahmeiros.
Criada pela Africa, o filme original tem duração de 60 segundos e foi dirigido por Andrucha Waddington. É o maior investimento da marca nos últimos 14 meses.
As piadas sem sentido (ou com sentido apenas para quem tem costume de beber) deram lugar a um filme sério, com imagens de trabalhadores pegando no batente ao amanhecer (como engenheiros, padeiros e pescadores) e indo para o bar beber a sua Brahma depois do expediente. Tudo cantado pelo próprio Zeca, estrela dos outros comerciais, que, desta vez, aparece apenas no final, de forma discreta. O refrão "Eu sou Brahmeiro, amor / Eu sou Brahmeiro / Sou do batente, sou da luta, sou guerreiro, eu sou brasileiro" emociona e o conjunto da letra do jingle composto por Nizan Guanaes mostra que ele apostou no consumo moderado. Quase acertou o caminho de como uma propaganda de cerveja deve ser.
Quase. Porque nem todo brasileiro bebe cerveja todos os dias depois do trabalho. É o único defeito deste comercial muito bem produzido. Contudo, representa um grande avanço na divulgação de um segmento (como também tem feito a concorrente Nova Schin, que um dia fez Zeca trair a sua marca favorita) que costuma apelar para a sensualidade.
FICHA TÉCNICA:
Titulo: Brahmeiro Duração: 60'' (com versão de 30'') Anunciante: Brahma Agência: Africa Criação: Nizan Guanaes / Sérgio Gordilho / Carlos Alexandre Fonseca / Eduardo Martins Diretor de Criação: Nizan Guanaes / Sérgio Gordilho / Carlos Alexandre Fonseca / Eduardo Martins Produção/agência: Daniela Andrade / Chico Oliveira / Cacilda Oliveira Atendimento: Marcio Santoro / Eduardo Simon Produtora/filme: Conspiração Filmes Direção/filme: Andrucha Waddington Direção/fotografia: Ricardo Della Rosa Produção/filme: Tim Maia Atendimento: Luciana Mattar Montagem / Edição: Paulo de Barros Finalização/ Pós Produção: Melissa Flores Produtora/som: Friends Áudio Cantor: Zeca Pagodinho Aprovação/cliente: Bruno Cosentino e Fabiana Anauate
Hum... ficha técnica excelente. Mas não entendo como pode tantas pessoas criarem algo tão ruim e sem criatividade. Comerciais de cerveja pecam pela falta de criatividade. Parecem que são criados para indivíduos com baixíssimo desenvolvimento mental. Zeca-feira ou Zeca-hora pode ser um investimento enorme. Sorte para os publicitários. Lamento para quem assiste a esse comercial.
Microcontos de Gustavo do Carmo Publicados em 8 de julho de 2024 Rosa choque — Por isso, não provoque. Senão te visto de rosa-choque! — A...
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Gustavo do Carmo
Jornalista e escritor carioca, nascido e residente no Rio de Janeiro. Autista, bairrista e direitista. Autor do romance Notícias que Marcam e do livro de contos Indecisos. Além do Tudo Cultural tem o blog automotivo Guscar - www.novoguscar.blogspot.com
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Comerciais de cerveja pecam pela falta de criatividade. Parecem que são criados para indivíduos com baixíssimo desenvolvimento mental.
Zeca-feira ou Zeca-hora pode ser um investimento enorme. Sorte para os publicitários. Lamento para quem assiste a esse comercial.