RESENHA DA QUINZENA - ALMANAQUE DA TV


Melhor para os mais jovens
Por Gustavo do Carmo

Publicado pela Ediouro, o Almanaque da TV é o penúltimo lançamento de uma franquia que começou há quatro anos com o Almanaque Anos 80. O sucesso foi tanto que gerou uma edição especial só de perguntas e respostas sobre a década bastante revivida atualmente. Dois anos depois, foi lançada a versão Anos 70. Semana passada, foi lançado o Almanaque Anos 90, do mesmo grupo editorial, mas agora assinado pelo selo Agir. A coleção também é composta pelos almanaques do Fusca, da Jovem Guarda e dos Quadrinhos.
O livro, escrito por Bia Braune e Rixa (dupla de redatores do Vídeo Show, da Rede Globo), como todo almanaque, tem textos curtos e objetivos, acompanhados de fotos (muitas fotos), contando histórias e curiosidades da televisão, o aparelho responsável por reunir, desde os anos 50, a família brasileira em um único cômodo. Seus capítulos são divididos por temas como a história do aparelho televisor, os primórdios da TV brasileira, apresentadores de programas de auditório, os reality shows que se tornaram a moda dos últimos anos, música, dramaturgia, tabus, musos e musas, humorísticos, programas infantis, jornalismo, sensacionalismo e a cronologia da TV no país

O público-alvo são os jovens que estão começando a ter o hábito de ler e pesquisar. Para eles o almanaque é altamente recomendado. Mas a impressão que se tem é que foi feito somente para eles. Os mais velhos e aqueles que já leram o outro livro do Rixa (também chamado Almanaque da TV, editado no início da década) e a coleção completa dos almanaques do grupo Ediouro, poderão lembrar de tudo e achar que faltou alguma coisa. Entre esses leitores, o almanaque pode provocar algum arrependimento de quem já comprou ou não despertar interesse em quem deseja comprar, pois não traz muita coisa nova. Na parte gráfica, o seu defeito é o tamanho das letras de alguns verbetes. Pequenos e juntos demais, dificultando a leitura de quem geralmente já tem a vista cansada, como este que vos escreve.

Mesmo assim, o Almanaque da TV não é um livro proibido para maiores de vinte e cinco anos. Pode ser até comprado para consultar de vez em quando e resgatar aquela informação que estava perdida na memória de quem já passou dos trinta anos.

SOBRE O LIVRO

Almanaque da TV
Bia Braune e Rixa
Ediouro
2007
Formato (a x l): 23x 20,8 cm
312 páginas
Preço sugerido: R$ 49,90

Postar um comentário

0 Comentários