TUDO NA CABECEIRA - LEMBRANÇAS DE UM TEMPO FANTÁSTICO


Por Gustavo do Carmo

Lembranças de um tempo Fantástico não promete ser uma biografia pura e simples do jornalista, ex-senador e ex-ministro Hélio Costa. São lembranças profissionais e pessoais do próprio autor no tempo em que viu nascer e ajudou a criar a ainda duradoura revista eletrônica dominical da Rede Globo, Fantástico.

Hélio Costa fala da criação do programa, da sua experiência como correspondente internacional por quinze anos em Nova York e como a política o afastou do jornalismo há vinte e cinco anos. Ele foi eleito deputado federal por Minas Gerais em 1986 e 1998. Candidatou-se duas vezes ao governo do seu estado natal. Em 1990 concorreu com o xará Hélio Garcia, por quem foi derrotado. Chegou mais perto em 1994 e novamente perdeu a eleição para Eduardo Azeredo, mesmo tendo vencido o primeiro turno. Em 2002 assumiu o Ministério das Telecomunicações e exerceu o cargo nos dois mandatos do ex-presidente Lula. O feito mais importante de sua gestão foi a implantação da TV digital no Brasil.

Um trecho:

"Qual foi a melhor reportagem que você fez?"
Essa é a pergunta mais comum que ainda ouço dos milhares de telespectadores que, durante anos, acompanharam as reportagens apresentadas, sempre aos domingos, no final do programa Fantástico da Rede Globo.

Nunca consegui responder de forma clara e direta a essa indagação porque foram tantas as reportagens, sobre uma variedade tão grande de temas, que para cada bloco de assuntos - medicina, ciência, política, guerra ou curiosidades gerais - tinha sempre uma certa reportagem que exigira um pouco mais de nossa equipe ou que tinha mexido com a emoção do repórter e sua equipe.

Entretanto, quando inverto a pergunta, para saber qual foi a reportagem de que as pessoas mais gostaram, invariavelmente a resposta é: "aquela do menino bolha" - a história de um garoto que nasceu com uma deficiência no mecanismo imunológico que o obrigava a viver dentro de uma bolha de plástico esterilizada.

SOBRE O LIVRO

Lembranças de um tempo Fantástico
Autor: Hélio Costa
Benvirá
2010
Formato (a x l): 23x16 cm
263 páginas
Preço de capa: R$ 39,90

Próxima atração: Pequena Abelha, de Chris Cleave (Íntrinseca)

Postar um comentário

0 Comentários