A Coleçcão da Caixa Geral de Depósitos, banco português

João Paulo Mesquita Simões

A Colecção temática que a Caixa Geral de Depósitos possui, tendo escolhido o tema Poupança (selos). Trata-se de um conjunto de selos e peças filatélicas que abarca todos os sectores económicos com capítulos que poderão ser apresentados autonomamente consoante os públicos a que se destina.

Quando em 1840 o súbdito britânico Sir Rowland Hill fez imprimir os primeiros selos estabelecendo o pagamento prévio do serviço postal, nem ele nem ninguém previu as consequências que essa iniciativa viria a ter. Essa, como tantas outras invenções geniais, ultrapassou largamente os seus objectivos iniciais.

Na verdade, esta fórmula de franquia da correspondência não demorou a ser adoptada por muitos países e, quase simultaneamente, surgiram pessoas que começaram a coleccioná-las sistematicamente. Assim se gerou um movimento que hoje conta com dezenas de milhões de cultores em todo o mundo.

Os coleccionadores, que se denominaram filatelistas, tinham como objectivo conseguir todos os selos emitidos no mundo colocando-os por ordem cronológica de cada país. Se essa finalidade começou por ser relativamente fácil de alcançar, o rápido aumento do número de novas emissões passou a dificultar a tarefa. Os filatelistas ultrapassaram esse óbice limitando o número de nações da sua carteira, passando a maioria a dedicar-se apenas aos selos do seu país.

Mas, ao contrário do que muitos imaginam, a Filatelia é uma actividade dinâmica tendo, ao longo dos anos, vindo a surgir novas especialidades, sempre no sentido da modernidade e em consonância com as tendências de cada época.
Assim, no início da década de 40 surgiu uma nova classe filatélica denominada temática. Trata-se de um conjunto filatélico que desenvolve um tema ou ilustra uma ideia segundo um plano, preestabelecido, lógico.

Esta nova classe começou o seu ciclo de grande desenvolvimento no início dos anos 60, de tal maneira que hoje suplanta todas as outras, em particular no número de cultores. Também se notabiliza pela qualidade de inúmeras colecções de tal maneira que ombreia, até em valor, com as melhores das disciplinas mais clássicas.

In: https://www.cgd.pt/Institucional/Patrimonio-Historico/Museu-Coleccionismo/Filatelia/Pages/Filatelia-ColeccaoCGD.aspx

Postar um comentário

0 Comentários