ANALISANDO - GUIA ILUSTRADO NOVELAS E MINISSÉRIES - TV GLOBO




Texto e Fotos: Gustavo do Carmo



Lançado para comemorar os 45 Anos da Rede Globo, o Guia Ilustrado de Novelas e Minisséries, atende o pedido de muitos fãs da maior indústria de dramaturgia do Brasil.

Editado pela fundação Memória Globo, o livro começa com um capítulo de apresentação e outro tentando explicar os trabalhos técnicos como autoria, direção, elenco, figurino, caracterização, cenografia, produção de arte, efeitos especiais e visuais, sonorização e trilha sonora, aberturas, campanhas de lançamento e um verbete sobre o Projac. As informações são úteis, mas não ensinam completamente o caminho das pedras.

Só então vem a descrição de todas as 252 novelas, com fotos, logotipos, sinopse e tópicos de cor violeta (marrom nos boxes), em ordem quase cronológica, desde a primeira Ilusões Perdidas, de 1965, até Tempos Modernos, exibida no ano passado, que ainda estava no ar durante o fechamento do livro. Depois vem o capítulo dedicado às 66 minisséries, de marcadores verdes e laranjas, começando por Lampião e Maria Bonita (1982) e fechando com Dalva e Herivelto (2010).

O quase cronológico é porque a ordem de apresentação foi trocada para se encaixar na diagramação das páginas. Aliás, este é um ponto fraco do livro, pois muitas novelas e minisséries ganharam pouca citação e outras conseguiram até três páginas.

No final aparecem os obrigatórios índice, bibliografia e créditos das imagens. Pena que as letras também são muito pequenas. A ficha técnica, em fonte cinza, exige a leitura com boa iluminação.

Cada uma das 320 páginas do guia custa aproximadamente 11 centavos. E por cada real gasto você leva 8,8 páginas. O livro custa 36 reais. Enfim, o Guia Ilustrado TV Globo Novelas e Minisséries tem um bom custo-benefício e é completo, apesar dos pontos fracos mencionados.

Avaliação: ****



Pontos Fortes:

+ Tem todas as novelas e minisséries
+ Fotos, sinopses e logotipos das produções
+ Introdução informativa


Pontos Fracos:

- Tamanho do texto pequeno
- Espaço desigual para as produções


SOBRE O LIVRO

Guia Ilustrado TV Globo - Novelas e Minisséries
Autor: Projeto Memória Globo
Zahar
2010
Formato (a x l): 23,3 x 13,3 cm
320 páginas
Preço sugerido: R$ 36,00

Postar um comentário

0 Comentários