TUDO NA CABECEIRA - SEU TONINHO


Por Gustavo do Carmo

Estreio mais uma seção no Tudo Cultural. A Tudo na Cabeceira mistura dica literária com relato dos livros que eu vou ler. A fila de livros esperando a minha leitura está tão grande que vai render pauta para muitas semanas. Caso a fila se acabe, já que eu estou tentando evitar comprar mais livros, vou indicar os livros que eu quero muito ler e ainda não comprei. Depois, finalmente, indicarei os livros com histórias interessantes. Esta é a ordem de prioridade da seção.

Acabando de ler os livros, farei a análise dos pontos fortes e fracos, na seção quinzenal que eu inaugurei no final do mês passado. A Tudo na Cabeceira pretende ser semanal e todas as segundas.

E o livro que abre a nova coluna é Seu Toninho - Vida e Alma da Cantareira, escrito a quatro mãos por Yukie Takata e o colaborador do Tudo Cultural, Ed Santos. Juro que não é um jabá para a equipe do Tudo Cultural. É apenas uma feliz coincidência.

Seu Toninho - Vida e Alma da Cantareira é a biografia de Antônio Cassalho, que há mais de cinquenta anos é guarda-florestal da Serra da Cantareira, em São Paulo. É um projeto independente em parceria com a editora As Américas.

Um trecho:

"Seu Toninho mora e trabalha na Cantareira desde 1956. Não tira férias para usufruir ao máximo o parque do qual já é parte integrante. Todas as pessoas que o encontram fazem questão de cumprimentá-lo por ser uma figura muito conhecida e respeitada.

Autodidata e muito observador, aprendeu desde cedo a imitar o som dos pássaros.Usa essa habilidade para entoar cantatas em parceria com as mais diversas espécies de animais, em harmonia com o grunhido assustador dos bugios, o farfalhar das folhas secas no chão que prenunciam o rastro dos caçadores, o pisar dos policiais e as pegadas das pacas e das onças pintadas.

As atividades de Seu Toninho são inúmeras: além de ter seu trabalho diário como guarda-florestal no Parque Estadual da Serra da Cantareira, ele ministra palestras sobre a flora brasileira e a sobrevivência na selva, participa de eventos em parceria com outros órgãos, como o Corpo de Bombeiros, ou ensina a sua experiência em outros parques da cidade ou do Estado de São Paulo."

SOBRE O LIVRO

Seu Toninho - Vida e Alma da Cantareira
Autor: Yukie Takata e Ed Santos
As Américas
2010
Formato (a x l): 21 x 14 cm
116 páginas


Próxima segunda: Invisível, de Paul Auster.

Postar um comentário

0 Comentários