DICA DA SEGUNDA III - EXPOSIÇÃO AUGUSTO MALTA

Texto: Gustavo do Carmo
Fonte: Wikipédia, fotolog do Flavio Marinho e site Alma Carioca




FOTO: AUGUSTO MALTA


Outro grande fotógrafo que registrou imagens de um Rio que não existe mais também ganhou uma exposição na cidade.

O Rio de Janeiro de Augusto Malta acontece no Instituto Moreira Salles. Começou no mesmo dia da exposição dos Ferrez e está aberta até o dia 15 de junho na Sala 1 e no Gabinete Fotográfico.

A mostra, do acervo do próprio instituto, reúne originais do autor que registrou as paisagens e transformações da cidade nas primeiras décadas do século XX. O alagoano Augusto Malta foi contratado em 1903, por Pereira Passos, para ser o fotógrafo oficial da prefeitura do então Distrito Federal. Sua missão era registrar as imagens da cidade e também as obras da administração. Principalmente antes, durante e depois. Um exemplo, mostrado na foto, é a obra de calçamento da Rua Garcia D'Ávila, em Ipanema, realizada em 1928 pelo prefeito Antônio Prado Júnior.

Entre os outros fatos documentados por sua obra estão a demolição do Morro do Castelo, a Revolta da Vacina, a inauguração da Avenida Central (hoje Rio Branco), a Exposição Nacional de 1908, a Exposição Internacional do Centenário da Independência, em 1922 e a inauguração da estátua do Cristo Redentor. Também registrou imagens da vida cotidiana, a arquitetura, as alterações urbanísticas (como as primeiras favelas), manifestações culturais como festas, o carnaval, as "Batalhas das Flores" e desfiles cívicos e militares. Exerceu a atividade até 1936. Morreu em 1957.

A foto da ilustração foi publicada originalmente no livro Fotografias do Rio de Ontem, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro - Governo Marcos Tamoyo. Mas salvei do fotolog do Flavio Marinho


IMS do Rio de Janeiro Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea
CEP: 22451-040 – Rio de Janeiro-RJ
Tel: 3284-7400 – Fax: 2239-5559.
De terça a domingo, das 13h às 20h.
Visitas monitoradas: 3284-7400
Mais informações: http://ims.uol.com.br/ims/view_assunto.asp?id_pag=80

Postar um comentário

0 Comentários