DIRETO DO ARQUIVO - PASSARINHOS MODELOS

Por Gustavo do Carmo



Texto publicado em 5 de dezembro de 2005


Achei lindo o novo comercial de TV da Gol Linhas Aéreas. No filme, um passarinho mandarim viaja como um passageiro comum em um ônibus rodoviário ao som de A Dois Passos Do Paraíso, de Evandro Mesquita e Ricardo Barreto. A propaganda foi muito inteligente com detalhe no passarinho pulando as escadas do ônibus e no seu close vendo a paisagem exatamente no momento em que a música fala "eu fico aqui sonhando". Ao final do filme, o pássaro cambaleia como se estivesse cansado da viagem. Entretanto, esta cena foi cortada na versão curta já em exibição, privando o telespectador de entender melhor a proposta do filme. É então que o locutor pergunta "Para que viajar de outro jeito se você pode voar?, anunciando uma concorrência direta com as empresas de ônibus interestaduais. O anúncio é da AlmapBBDO e os responsáveis foram Dulcídio Caldeira e César Finamori na criação, com Marcello Serpa, Cássio Zanatta e Giba Lages na direção de criação. A produção foi da Repúblika Filmes com direção de Carlos Manga Junior.

O filme lembra um outro comercial de sucesso do final dos anos 80: o da linha de som da Philco-Hitachi em que um homem ouve uma música, mas ao ter a sua diversão interrompida pelo toque do telefone, ele dá um pause e deixa o controle remoto sobre a mesa. É então que eu canário amarelinho aparece voando da janela, pousa sobre o controle e aperta o play com o bico. O filme criado pela Young & Rubicam e produzido pela 5.6. Produções ganhou diversos prêmios nacionais e internacionais. E o da Gol é forte candidato a repetir o feito.





Nota atualizada: O comentário do comercial foi feito quase um ano antes do trágico acidente ocorrido no Pantanal em setembro de 2006 e que foi o estopim da crise aérea brasileira. Hoje é mais recomendado viajar de ônibus. Inclusive para o passarinho, pois com o congestionamento aéreo há perigo do bichinho ser atropelado por um avião, como aconteceu com o jato da Gol.

Postar um comentário

0 Comentários