X Concurso Brasileiro de Sommeliers




Venho até nossos leitores do Tudo Cultural, anunciar que o próximo dia 27 de março (3ª feira) será realizado, no Rio de Janeiro, o X Concurso Brasileiro de Sommeliers. Ao qual pode interessar aqueles que acompanham por aqui o Roteiro do Vinho. Vale lembrar que o vencedor será um dos dois representantes brasileiros no Concurso Pan-americano de Sommeliers, a ser realizado em maio, no Canadá.

Inscrições abertas:

ABS-Rio: (21) 2285-0497 / 2265-2157 / 2421-9640 / abs@abs-rio.com.br
ABS-SP: (11) 3814 7853 / 3814 1269 / contato@abs-sp.com.br


                                       CURIOSIDADE

 Sommelier

 O sommelier é o especialista que trabalha em restaurantes, bares e lojas do setor. Geralmente, são responsáveis por todo o processo que envolva as bebidas, desde da compra e recebimento das mercadorias até a elaboração da carta. Possuem um conhecimento aprofundado sobre vinhos, cervejas e outras bebidas.

A profissão surgiu antes do século XVII, na França, e era o responsável por transportar o fermentado e, curiosamente, tinha a obrigação de provar o seu conteúdo, antes de servido, para comprovar que a bebida não havia sido envenenada. Tempos depois, a função mudou para o especialista que garante produtos de boa qualidade.

Hoje, uma de suas funções mais importantes é servir os vinhos aos clientes, esclarecendo dúvidas e dando informações sobre o exemplar que ele está consumindo.

Além disso, o sommelier planeja e organiza o serviço de vinhos em empresas de eventos gastronômicos, hotelaria, restaurantes, supermercados, enotecas e em comissariaria de companhias aéreas e marítimas. Também faz a gestão do abastecimento e armazenagem dos produtos. Esse profissional também ministra cursos para a formação de novos sommeliers.

Postar um comentário

0 Comentários