ROTEIRO DO VINHO VIII - História do Vinho em Querétaro



 Estamos à mesa em Querétaro, uma cidade mexicana, a qual de uns cinco anos para cá, está surpresa por ter ocorrido um 'boom' em suas produções e vendas de vinhos. No entanto, esse fato está ligado à sua história da própria região.



  Após a chegada dos espanhóis ao México, algumas culturas locais já produziam bebidas de videiras selvagens, como as agora chamadas Rupestris, Berlandieri e Labrusca, que foram combinadas com mel e outras frutas.





  Isto é afirmado no livro Querétaro Viticultura Extrema, no qual se informa que o vinho trazido da Europa pelos soldados espanhóis que invadiram o México através da cidade de Tenochtitlán, tornou-se insuficiente e verdadeiramente precioso.




  Para resolver o problema, Hernán Cortés estabeleceu provisões. Além disso, como as uvas nativas não produziram um vinho de qualidade desejada, o conquistador "surgiu com a ideia de enxertar as Vítis vinífera que importaram da Espanha para videiras autóctones".




  De acordo com a edição de 203 páginas, editado pela Associação de Vitivinicultores de Querétaro, o momento em que começou a prática de enxertia nas videiras de San Juan del Río e Tequisquiapan, não era conhecido, mas com pretexto da catequese 'Os missionários' se tornaram os principais promotores do cultivo de uvas na região e deram "com as excelentes terras ocupadas pelo município de Ezequiel Montes".




  Hoje, existem outros municípios adequados para o cultivo da videira, além de Querétaro, diz-se, entre eles, Corregidora, El Marqués, Peñamiller, Cadereyta, San Juan del Río, Colón, Huimilpan, Tolimán e Tequisquiapan, ao qual ocorre na região a tradicional Feira Nacional de Vinhos e Queijos realizada anualmente nas últimas semanas de maio.




 Na verdade, os brasões concedidos à cidade de Querétaro em 1655 tinham na parte inferior direita o símbolo da videira, que ainda é preservada. Algumas das missões fundadas pelos franciscanos na época colonial também têm em suas fachadas em forma de planta com seus cachos de frutas.




 Também é relatado que, em 1821, um pulgão chamado fioxera atacou as vinhas da França, Espanha e Itália e posteriormente invadiu as regiões vinícolas do México e, portanto, Querétaro. Não foi até 1920, quando a produção de vinhos mexicanos retomou, e atingiu seu esplendor máximo em relação aos anos oitenta, quando até casas como Martell produziam na entidade, até que com a desvalorização na administração de López Portillo o Acordo entrou em vigor. Geral sobre Pautas Aduaneiras e Comércio (GATT) que causou a queda da produção.






Atualmente, um grupo de vinicultores, incluindo Vinícola Tequisquiapan, Finca Sala Vive, Hacienda Amazcala, Viñedos Azteca, Cava 57, Paso de Serra, Misiones e San Juanito, procuram dar um novo impulso à produção de vinhos de Querétaro e fizeram isso em edição para espalhar seus antecedentes históricos e qualidades em frente ao imponente mercado de importação.




 O volume inclui vários capítulos, entre os quais podemos mencionar "Vitivinicultura extrema em Querétaro", "O encontro de uva mexicano com o Novo Mundo", "Fé e vinho, A terra do paraíso de Querétaro para a videira", "Videira e vinho" a história centenária "e" Os vinhos de Querétaro, a opinião dos especialistas ".


Apresentação do livro
  Neste site mexicano podes ter mais informações sobre, comprar o livro e até mesmo o tal vinho de Querétaro https://tienda.altq.mx/products/queretaro-viticultura-extrema

  

Postar um comentário

0 Comentários