quinta-feira, 1 de junho de 2017

Fátima - 100 anos





João Paulo Mesquita Simões 





Inicialmente um fenómeno local, Fátima tornou-se em escassas dezenas de anos no fenómeno nacional e mundial que lhe conhecemos hoje. É um dos mais relevantes santuários marianos de que há conhecimento.

Muita tinta escorreu sobre aquilo que os três pastorinhos viram a 13 de outubro de 1917. Para muitos foi um fenómeno natural, para outros uma história contada pelas crianças, para a Igreja, a aparição de Nossa Senhora.


Mas não querendo debruçar-me sobre estes assuntos científico-religiosos, pois cada um poderá interpretar à sua maneira o que realmente aconteceu naquele dia, quero apenas salientar que os CTT - Correios de Portugal, editaram um livro "de autoria de Paulo Mendes Pinto, que procura revisitar não só a história das Aparições e dos três videntes, mas também a história dos espaços físicos do Santuário e a relação de Fátima com os vários papas, ao longo dos últimos cem anos.

Com uma tiragem limitada a 10 000 exemplares numerados, esta edição bilingue, contém o bloco da emissão filatélica Visita de Sua Santidade Papa Bento XVI a Portugal (2010) e as emissões filatélicas Santuários Marianos (2016), Centenário das Aparições de Fátima – Visita de Sua Santidade o Papa Francisco a Portugal (2017) e Emissão Conjunta Portugal, Eslováquia, Luxemburgo e Polónia – Centenário das Aparições de Fátima (2017)".

In: http://www.ctt.pt/femce/sku.jspx?shopCode=LOJV&itemCode=20173519599



 

Nenhum comentário:

Arquivo do blog