quinta-feira, 23 de março de 2017

Dia Mundial da Poesia









João Paulo Mesquita Simões







Celebrou-se no passado dia 21, o dia Mundial da Poesia.

Não queria deixar passar esta efeméride em vão, e dado que o meu dia de publicação aqui no "Tudo Cultural" é à quinta feira, de vos falar de dois grandes poetas da nossa História da Literatura: Luís Vaz de Camões e Fernando Pessoa.

Camões, como é do nosso conhecimento, escreveu uma epopeia que, como todos conhecemos, são os "Lusíadas" que relatam o feito e a bravura dos Portugueses nos Descobrimentos.

O selo apresentado no início do post é de 1980, e tem como tema "Camões - Poesia e Verdade".


São com efeito dois selos, pois a serrilha os divide, mas na realidade, se os cortarmos, inutilizamos o selo. Um complementa o outro.

Em 2012, sai uma emissão conjunta Portugal - Brasil, com um selo de Fernando Pessoa.


O “Ano de Portugal no Brasil e do Brasil em Portugal” decorreu entre o dia 7 de setembro de 2012 – Dia da Independência do Brasil – e o dia 10 de junho de 2013 – Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades.
Trata-se de uma iniciativa com caráter oficial, criada para transmitir a ambos os povos a verdadeira imagem dos dois países, promovendo a cultura, fomentando laços comerciais e estreitando os vínculos entre as sociedades civis.
No ano de 2012 também se realiza, em São Paulo, a 21ª Exposição Filatélica Luso-Brasileira – LUBAPEX, a mais antiga Exposição Filatélica bilateral do mundo, no período de 10 a 18 de novembro.
Desta forma, os Operadores Postais designados de Portugal (CTT) e do Brasil (ECT) aproveitaram a ocasião para desenvolver uma emissão filatélica conjunta tendo por base a língua portuguesa, celebrando dois gigantes das literaturas dos dois países – os poetas Fernando Pessoa e Cruz e Sousa.
Juntei Camões e Pessoa, porque na Obra Pessoana, há um poema de nome "Mensagem", que, tal como n' "Os Lusíadas" é um poema épico. Pessoa, vai buscar a essência Camoniana para este seu poema.


Nenhum comentário:

Arquivo do blog