quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Rádio - Uma aventura com 80 anos.

João Paulo Mesquita Simões






Quando no dia 1 de agosto de 1935 foi inaugurada a Emissora Nacional de Radiodifusão, foi dado o primeiro grande passo na profissionalização da Rádio em Portugal.

A Rádio transformou-se na grande companhia dos Portugueses e, por ela, se iam sabendo as notícias do País e do Mundo em direto, tornando-se um excelente veículo de massas e de comunicação.

Foi precisamente no dia 1 de setembro de 1939, faz hoje 87 anos, que se soube em direto pela Rádio, que a Alemanha tinha invadido a Polónia, dando origem à II Guerra Mundial.

A Rádio torna-se também um eficaz instrumento de propaganda política do regime fascista que durou até 25 de abril de 1974.

Tudo passa pela rádio: Radionovelas, notícias, desporto, música, entretenimento, música... e os locutores que ao longo dos anos nela participaram. Dois deles, já falecidos, o saudoso Fernando Pessa, o homem da Rádio e da Televisão, Artur Agostinho, comentador desportivo. Os outros que compõem esta emissão de seis selos, felizmente, ainda se encontram entre nós.

 

Nenhum comentário:

Arquivo do blog