quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Livros filatélicos - Creola

João Paulo Mesquita Simões


Trago-vos hoje o livro filatélico.

Os CTT-Correios de Portugal, já há muito que editam livros sobre variados temas e assuntos do nosso país. São livros bilingues, em Português e Inglês, e conforme o tema, trazem os respetivos selos.

O livro de que vos falo hoje, é sobre o navio "Creola", cujo texto abaixo foi retirado da página dos CTT, bem como a sua imagem.


Construído pela Companhia União Fabril (CUF) para a Parceria Geral de Pescarias em apenas 62 dias de trabalho, o Creoula foi lançado à água no dia 10 de maio de 1937. Seguiu ainda nesse ano para a primeira campanha de pesca do bacalhau nos bancos da Terra Nova da Gronelândia, realizando inúmeras campanhas até 1973.

Economicamente inviável para a pesca, foi adquirido pelo Estado em 1979 e, após alguma indefinição quanto ao seu futuro, a 20 de março de 1987 recebeu a designação de Unidade Auxiliar de Marinha (UAM). Classificado como Navio de Treino de Mar (NTM) e colocado na tutela do Ministério da Defesa Nacional, passou, doravante, a realizar viagens com jovens portugueses, promovidas por instituições públicas e privadas.

Com uma tiragem limitada a 4400 exemplares numerados, este livro bilingue (português e inglês) é da autoria de António Manuel Gonçalves e contém o selo e o bloco NTM Creoula da emissão filatélica Navios Sagres e Creoula, de 2012, com o valor facial €2,55.

Autor: António Manuel Gonçalves
Tradução: José Manuel Godinho
Edição: Clube do Colecionador dos Correios
Design: Atelier Design & etc / Hélder Soares
Formato: 24,5 x 24,5 cm
Nº de páginas: 164 (com o cólofon incluído)
Tiragem: 4400 exemplares Contém o selo e o bloco NRP Sagres da emissão filatélica Navios Sagres e Creoula, de 2012.;
 

Nenhum comentário:

Arquivo do blog