BOAS VINHAS INVERNO!

                      COMEÇOU (13:38 - 21 DE JUNHO) OFICIALMENTE O INVERNO 2015
                                                      
 POR WEVERTON GALEASE : Não se trata de um 'Roteiro do Vinho', mas preparei algo especial para os leitores do 'Tudo Cultural', vamos celebrar a estação mais charmosa do ano! O inverno!

  Com a chegada do inverno apreciamos pratos 'típicos' mais quentes, como fondues, sopas, risotos...
  Mas para caprichar no clima, um bom vinho é necessário para acompanharmos nas refeições.
  Aqui vos deixo dicas destes pratos com o acompanhamento do vinho!



 Clássico Fondue de queijo – O Fondue é um prato originário da Suíça que geralmente mistura queijos derretidos gruyère e emmental. Ele deve ser harmonizado com um vinho branco da uva Chardonnay, que é mais leve com um sabor que não se contrapõe ao gosto marcante do queijo
 Fondue de Chocolate – Para esta versão de fondue o ideal é que seja servido com um licor de sabor doce e intenso.
 Sopas em geral – Sopas são bem harmonizadas com vinho tinto leve, de sabor fresco e frutado
 Cassoulet de feijão branco – Por ser um prato muito encorpado e “macio” ele pede combinações que tenham a uva Merlot, também encorpada que nos remete a uma sensação mais aveludada no paladar.
 Joelho de Porco – Por se tratar de um prato um pouco mais gorduroso a harmonização pede um toque refrescante que encontramos no vinho branco das uvas Sauvignon Blanc (acidez) e Viognier (corpo), de preferência os de guarda que passaram por barris de carvalho na elaboração e possuem um toque “defumado”.
 Puchero –Este prato muito apreciado na Europa é a versão espanhola do cozido português. Por ser um prato feito com carne suína, grão de bico, feijão branco, batata etc, ele pede um vinho com textura média a encorpado, preferencialmente feito com uvas Cabernet Sauvignon.
 Polenta com ragu de cordeiro – Para este prato o ideal é que seja servido com vinhos feitos da uva Merlot, pois são frutados, “macios” sem perder o sabor e presença para acompanhar o ragu.

Postar um comentário

0 Comentários