ROTEIRO DO VINHO I - Sauvignon Blanc ou 'O KIWI'

Texto: Weverton Galease
Fotos retiradas de uma 'Wine Shop' 

'Um dos vinhos mais revolucionários do mundo', assim de define o Sauvignon Blanc 'Kiwi'. Se tornando em um fenômeno entre a categoria dos vinhos brancos, de repente uma região, um país inteiro em forma de algo, como já havia acontecido com a Austrália (com seu esplendido Syrah) e a Argentina (com seu charmoso Malbec), a Nova Zelândia foi capaz de se destacar neste mercado.



 No entanto, não se trata de uma 'estirpe', mas sim a quebra de um monopólio ao qual se derivava o mundo até a década de 1990, com o mercado francês controlando todos com seus vinhos Bordeaux, ou até mesmo os mais frescos do Loire.

 Infiltrando na história : Até 1973, na Nova Zelândia não havia quase vinhedos, as primeiras cepas de Sauvignon começaram a ser plantadas em Marlborough, em meados do início da década de 1970. Suas primeiras uvas comercializadas 'feitas na hora' (refere-se a tradicional pisa da uva) só vieram em 1979.

 A graça do Sauvignon Neo-zelandês foi de fornecer um novo estilo, marcado por sua frescura intensa (se aproximando da acidez de uma ilha muito fria, como as da região), mas também o encanto por sua forma particular nas 'notas' aromáticas, com foco no verde, aromas vegetais que o vinho possui é descrito como aromas de aspargos, chegando próximo a uma groselha ou até mesmo ao 'xixi' de gato, para os mais especialistas. Sendo assim considerado um dos melhores vinhos brancos não-chilenos.

 Mas, vamos dar uma pausa no resultado e conhecermos como se originou.


Sauvignon Blanc é uma uva de vinho branco do oeste da França, agora cultivadas com sucesso em países emergentes e estabelecidos em regiões de vinícolas de todo o mundo. Essa uva pode ser mais facilmente associada com o Vale do Loire (por seu papel fundamental de Sancerre e Pouilly-Fumé), tendo sido mais provável que tenha originado a partir de Bordeaux, onde é normalmente misturado com Semillon.

Mas que agora não lhe vem ao caso de o vinho 'Kiwi' ser um francês, essa uva ao chegar ao sul da Nova Zelândia passou por vários processos, e aderiu-se ao clima gelado local, ou seja, o 'Kiwi' é neo-zelandês.

A fama deste vinho branco faz com que ele seja comercializado no mundo por apenas 8 libras ou 11 euros, porém no Brasil o mais "comum" de encontrar é o 'Curious Kiwi Sauvignon Blanc' ao custo de 34 reais (sem os impostos, que variam e muito de acordo com a região a comercializar)

FICHA TÉCNICA
Vinho Branco, de uva Sauvignon Blanc, produzido na Nova Zelândia
Combina no acompanhamento de comidas vegetarianas

A marca possui várias personificações deste vinho, e o valor de álcool pode variar entre 12% e 13.8% cada dependência.




Postar um comentário

1 Comentários

Ulises Amaral Coelho disse…
Boa sugestao, muito interessante. Obrigado.