quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Academia de Coimbra assinala 50 anos

João Paulo  Mesquita Simões


Transcrevo aqui um artigo referenciado no fim do texto sobre a Secção Filatélica da Associação Académica
de Coimbra que, no passado dia 23 de fevereiro comemorou os seus 50 anos.

A imagem, é de um bilhete postal comemorativo da efeméride.

A evolução das formas de comunicação faz com que "não circulem tantos selos como antigamente", mas a Filatélica da AAC procura resistir ao tempo e celebra "50 anos de atividade ininterrupta", sublinhou José Cura, membro da direção, que afirmou estar convencido de esta entidade "ser o único clube de filatelia de uma associação de estudantes da Europa".
PUB
Passados 50 anos, a grande luta da secção é "arranjar pessoas disponíveis para a secção" e estudantes interessados na filatelia para se manter "o nível de qualidade de atividades e de trabalho feito" ao longo das cinco décadas, disse à agência Lusa José Cura.
Na secção, promovem-se "as trocas de selos" e o seu estudo, tendo catálogos e literatura filatélica disponíveis na sua biblioteca.
Para além da investigação, há também a coleção de selos de Portugal, desde 1965, ano da sua fundação, e um "clube único em Portugal, especializado em carimbos comemorativos", explanou.
"Selos das ex-colónias, selos estrangeiros", selos relacionados com Coimbra ou selos do tempo da monarquia são alguns dos que se poderão registar na coleção da secção, que conta com "muitos milhares".
Para comemorar os 50 anos, a Secção Filatélica vai lançar hoje um inteiro postal e um carimbo comemorativo, "algo não muito comum que os CTT decidiram oferecer" à secção, notou.
Também durante o dia de hoje, vai estar aberto "um posto correio temporário" na sala da secção, para quem "quiser fazer circular correspondência com o carimbo comemorativo", referiu José Cura.
A Filatélica da AAC vai ainda lançar um selo comemorativo (no sábado) e realizar uma "exposição na Biblioteca Geral", dedicada à literatura filatélica, que ainda não tem data de começo, acrescentou.

In:  http://www.noticiasaominuto.com/cultura/351492/filatelica-da-academia-de-coimbra-assinala-hoje-50-anos

Nenhum comentário:

Arquivo do blog