quinta-feira, 11 de julho de 2013

Centenário de Fernando Pessoa

João Paulo Mesquita Simões

Foi no passado dia 13 de junho que se comemorou o Centenário do nascimento do Poeta Português Fernando Pessoa.

Nessa altura, não tive oportunidade de escrever sobre o assunto, mas faço-o agora até porque saíu um livro agora aí no Brasil, as "Cartas de amor de Ofélia Queirós e Fernando Pessoa", que tenho para trocar correspondência sobre a obra com uma conterrânea vossa... Mas isso são outros assuntos que nada interessam para a Filatelia.

A série que vos trago hoje, é uma emissão conjunta de Portugal Brasil.

"O «Ano de Portugal no Brasil e do Brasil em Portugal» decorrerá entre o dia 7 de Setembro de 2012 - dia da independência do Brasil- e o dia 10 de Junho 2013- dia de Portugal, de Camões e das comunidades portuguesas. Trata-se de uma iniciativa de carácter oficial, criada para transmitir a ambos os povos a verdadeira imagem dos dois países, promovendo a cultura fomentado laços comerciais e estreitando os vínculos entre as sociedades civis."

In:  http://cuba-filatelia.blogspot.pt/2012/09/emissao-conjunta-portugalbrasil.html



  
Já a 7 de setembro de 2012, me referi a esta emissão.

Hoje, faço-o, não só pelas raízes que unem os nossos dois povos, mas principalmente para assinalar o centenário deste poeta tão multifacetado, capaz de criar heterónimos tão diferentes uns dos outros, na maneira de pensar e estar na vida.

Não vou alongar-me mais, escrevendo aqui a sua biografia. Penso que todos sabemos um pouco de Fernando Pessoa, os seus hábitos, costumes, forma de vida e, sobretudo, a sua vasta Obra poética e narrativa que nos deixou.

  
 

Nenhum comentário:

Arquivo do blog