TUDO NA CABECEIRA - COCO CHANEL & IGOR STRAVINSKY



Texto: Gustavo do Carmo e Divulgação



Escrito por Chris Greenhalgh, o livro Coco Chanel & Igor Stravinsky narra, mesclando ficção e realidade, a paixão ardente entre o ícone da moda francesa e o compositor russo.



Os destinos dos dois cruzaram-se pela primeira vez na desastrosa estreia de A sagração da primavera, em 1913. Mesmo com as vaias do público, Chanel encantou-se pela sinfonia e pediu para conhecer o seu autor no camarim. Sete anos mais tarde, encontraram-se novamente. A nova-rica Chanel convida o exilado pela revolução russa Stravinsky e sua família – esposa e quatro filhos – para passar o verão em sua casa de campo. Ambos experimentam uma nova explosão de criatividade e, quando a sensualidade e a empolgação de seu trabalho os aproximam, eles se envolvem num inebriante caso de amor.



Coco Chanel & Igor Stravinky, editado no Brasil pela Larousse com tradução de Vera Martins, virou filme em 2009, roteirizado pelo próprio autor do livro, dirigido por Jan Kounen e estrelado por Anna Mouglalis e Mads Mikkelsen nos papéis principais.



Um trecho:



2. - 1913 - Coco está em casa, na rua Cambon, dançando animadamente ao som de uma melodia íntima. Canta para si mesma ante um espelho no qual se vê de corpo inteiro.



Qui qu'a vu Coco

Dans l'Trocadéro...



Seus lábios são vermelhos, os olhos, negros, e o modelo do vestido branco é de uma simplicidade encantadora.



Rodopia várias vezes, admirando a própria silhueta delgada. Adora o som do roçar da anágua na seda do vestido.



Havia trabalhado a semana toda naquele modelo, insatisfeita com a gola e irritada com a bainha. Agora, enfim, está feliz. O vestido é impressionante e ela sabe disso. Camadas de seda branca pendem ousadamente até bem acima dos tornozelos. Reto e afunilado embaixo, o vestido flui como líquido por seu corpo.



Também se dedicara bastante ao chapéu de seda preta, aba larga e copa bem justa. Coloca-o na cabeça e esconde uma mecha de cabelos, ajustando a aba em um ângulo ousado. Uma sombra cai sobre um dos lados do rosto.



Oú? Quand? Combien?

Ici. Maintenant. Pour rien!






SOBRE O LIVRO:




Coco Chanel & Igor Stravinsky

Autor: Chris Greenhalgh

Tradutor: Vera Martins

Larousse

2010
Formato (a x l): 23x16 cm
288 páginas
Preço sugerido: R$ 44,90



Próxima semana: Se eu fechar os olhos agora, de Edney Silvestre

Postar um comentário

0 Comentários