sábado, 4 de dezembro de 2010

ENTREVISTA - JOÃO PAULO SIMÕES


Por Gustavo do Carmo


João Paulo Simões é o colaborador "importado" do Tudo Cultural. Foi recomendado pelo Miguel Angel para oferecer aos leitores do blog o mundo da Filatelia, a arte de colecionar selos postais. João já contou a história dos selos, ensinou em vídeo como retirá-los do envelope sem rasgar e até escreveu algumas crônicas de interesse geral, como a da "Igreja versus Homossexualidade", o segundo mais visitado de todos no Tudo Cultural.



Priorizando os selos portugueses, João já falou de selos brasileiros também, como a série em homenagem ao Pelé e o "Olho-de-Boi", o mais antigo do Brasil.



João Paulo nasceu em Figueira da Foz, mas mora na zona da Bairrada, próxima a Coimbra, cidade onde trabalha na biblioteca de uma faculdade particular. João está cursando licenciatura em biblioteconomia. Coleciona selos há 40 anos. A seguir, na série com os principais colaboradores do Tudo Cultural, a entrevista com o João.




O que te motivou a seguir uma carreira literária?
Já há uns anos, talvez sete, que escrevo para a imprensa local aqui em Portugal. Faço-o porque sempre gostei de escrever. Escrever, é um dom que nasce connosco. Aliando a escrita à Filatelia, publiquei vários artigos em dois jornais de Coimbra. Actualmente não escrevo para nenhum, mas continuo com as minhas divagações literárias!



Como descobriu o Tudo Cultural e o que te motivou a escrever aqui?
Descobri o TC pelo Miguel. Foi ele que me falou que escrevia para o Tudo Cultural e falou com o "Patrão" para que eu entrasse. O que me motivou foram os textos que li dos outros colaboradores e achei que podia dar um contributo falando da Filatelia.



Você deixaria o Tudo Cultural para escrever em outro blog?
Já escrevo. Tenho o meu próprio blogue. Mas uma coisa não impede a outra.



Tem interesse em seguir a carreira profissional de escritor?
Gostava. É para isso que estou a trabalhar, embora neste momento um pouco limitado devidos às aulas na Faculdade.



O que fazia antes de conhecer o Tudo Cultural?
Escrevia no meu blogue.



Qual o seu autor preferido?
Fernando Pessoa, sem sombra de dúvida! Um homem multifacetado que deixou uma obra maravilhosa!



Qual livro está lendo atualmente ou o último livro que leu?
Actualmente estou a ler um livro de autores portugueses sobre a Rvolução de 5 de Outubro de 1910, quando em Portugal foi implantada a República.



Qual o seu próximo projeto (na cabeça ou em andamento)?
Estou com três projectos em mente. O primeiro, acabar um livro sobra filatelia que é destinado a um público jovem, na faixa dos 12 - 18 anos. Seguidamente, quero escrever um outro sobre a Figueira da Foz, minha terra natal e a Filatelia. Por último, tenho em mente a abertura de um espaço livraria/biblioteca, com exposições, lançamento de livros e café.



Se não existissem o Tudo Cultural, a sua profissão ou a carreira de escritor o que desejariam fazer?
Tradutor



Qual recado daria para o leitor e os seus colegas do Tudo Cultural?
Continuem. O blogue é interessante, mas se nos preocuparmos um pouco mais com as postagens que lá colocamos, podemos torná-lo bem melhor.
Vamos caprichar?

Nenhum comentário:

Arquivo do blog