sábado, 4 de dezembro de 2010

ENTREVISTA - DUDU OLIVA


Por Gustavo do Carmo


Formado em Ciências Sociais, o carioca Eduardo Oliveira Freire se apresenta modestamente como aspirante a escritor. Se descartarmos que os requisitos para se exercer tal profissão são a publicação de um livro e a fama, Dudu Oliva, seu pseudônimo nada falso, é sim um escritor profissional. E experiente.

Dudu Oliva ou Eduardo Oliveira Freire é o primeiro e mais assíduo leitor e colaborador do Tudo Cultural. Eu o conheci pessoalmente numa oficina literária na Universidade Cândido Mendes. Virtualmente, foi o meu colega na extinta Revista Núcleo, no antigo blog da antiga colaboradora Luna Guedes, no antigo portal Literário do Comunique-se e atualmente no blog Literário, de Pedro Bondaczuk.

Dudu começou em 2006, com os seus contos, depois médio-contos e microcontos. Desde 2009 posta vídeos baseados nos seus microcontos, alternando com os contos bem-humorados e devaneios, todas as sextas-feiras. Tem o blog Fubá Grosso com Angu de Anteontem. Sobremesa: Picolé de Chuchu com Pimenta. E agora, ele se abre para os leitores do Tudo Cultural.


O que te motivou a seguir uma carreira literária?
Eu procurava uma forma de me expressar. Queria concretizar ideias e sonhos que se formavam na minha mente e não sabia como. Escrever, para mim, está sendo uma terapia deliciosa.


Como descobriu o Tudo Cultural e o que te motivou a escrever aqui?
Conheci o dono do site em uma oficina literária e ele foi muito gentil em dividir seu espaço virtual comigo. Gosto de publicar em seu blog como forma de conhecer outras pessoas e divulgar meus textos.

Você deixaria o Tudo Cultural para escrever em outro blog?
Pergunta difícil. Depende de muitos fatores.


Tem interesse em seguir a carreira profissional de escritor?
Tenho pretensões sim, mas não me importo de não conseguir ser um escritor profissional. Escrever para mim, como já disse, é uma terapia. Também, uma forma de respirar.

Qual o seu autor preferido?
Clarisse Lispetor, Machado de Assis, Marguerite Duras, Caio Fernado Abreu, Lygia Fagundes Telles e entre outros.

Qual livro está lendo atualmente ou o último livro que leu?
Os sofrimentos do jovem Werther( 1774) de Goethe
O GATO POR DENTRO de William Burroughs
Notas do Subsolo de Dostoiévski
O DIAMENTE DO TAMANHO DO RITZ E OUTROS CONTOS DE FRANCIS SCOTT FITZGERALD
A CABANA DE WILLIAM P. YOUNG


Qual o seu próximo projeto (na cabeça ou em andamento)?
Viver cada dia.


Se não existissem o Tudo Cultural, a sua profissão ou a carreira de escritor o que desejaria fazer?
Não sei.


Qual recado daria para o leitor e os seus colegas do Tudo Cultural?
Continuem a escrever!

Nenhum comentário:

Arquivo do blog