quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Brasil - Selos de Natal 2010







João Paulo Mesquita Simões

Embora o TC esteja de férias, eu por cá pela Europa estou no pino do Inverno, embora com temperaturas amenas para a época.
Conversei com o Gustavo, e decidimos que eu poderia colocar umas postagens durante este período.
Sendo época Natalícia, irei abordar o tema, começando pelos selos emitidos pelo Brasil.
Assim, retirei daqui o seguinte texto:


Os Correios, pelos selos e produtos que emitem, divulgam ao mundo inteiro o significado e a importância do Natal, ao mesmo tempo em que comemora tão expressiva data.

Sobre o bloco

No bloco, o designer Fabio Lopez apresenta a imagem de José e Maria, reunidos em torno do menino Jesus, de onde emanam raios de luz representando o carinho e o amor familiar. As pombas voando reforçam a mensagem “Feliz Natal, muita paz e prosperidade”. Acima, um anjo abençoando a Sagrada Família, trazendo a estrela de Belém pendurada numa varinha. Flores e estrelas completam o cenário da noite natalina. Foram utilizadas técnicas mistas de ilustração vetorial.

Foram impressos 150 mil blocos, com valor facial de R$ 2,70.

Sobre os selos

Os selos foram criados por crianças que participaram do concurso “A Visão das Crianças sobre o Natal”, promovido pelos Correios, em parceria com o Instituto Presbiteriano Mackenzie, no contexto das comemorações dos 140 anos dessa instituição de ensino.

Participaram do concurso alunos das unidades de Brasília/DF, Itambé e Tamboré – São Paulo/SP, dos 4º ao 6º anos do Ensino Fundamental.

A seleção dos trabalhos foi realizada em três fases: as duas primeiras no Instituto Mackenzie e a última no Departamento de Filatelia e Produtos da ECT – DEFIP. A comissão julgadora, no âmbito do Mackenzie foi composta por professores, diretoras das três unidades, artista plástico e representante de notório conhecimento do assunto indicado pelas entidades filatélicas. No DEFIP, a comissão julgadora, presidida pela Chefe do Departamento, foi composta por profissionais dos Correios e artista plástico convidado.

Foram selecionados dezoito trabalhos e, dentre eles, escolhidos os desenhos de Maria Elisa Alcântara da Cruz, 11 anos, aluna do 5º ano da unidade do Mackenzie de Brasília e Nadia Gabrielle Mukae Iqueuti, 10 anos, aluna do 5º ano da unidade do Mackenzie de Itambé – São Paulo.

Selo Visão

Para Nadia Gabrielle, o seu desenho representa o olhar de uma criança num momento em que ela pensa em como seria o natal de sua família. “Usei cores fortes porque quis destacar no olhar a ideia de um olho que até não existe, assim como o Natal que também não existe para muitas crianças.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog