quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Teclas o Filatelista

João Paulo Mesquita Simões


A mãe, como já lhe conhecia as manhas, nem respondeu. Virou costas e continuou o seu trabalho.
O Teclas leu, releu, consultou outros livros e, claro está, a sua internet.
À hora do jantar, o Teclas continuava agarrado ao computador, e só despertou quando o pai foi ao pé dele para o chamar para jantar e, ao mesmo tempo, aproveitar para ver o que o filho há tanto tempo fazia na Internet.
O pai era muito cauteloso com a Internet, sobretudo na idade que o filho atravessava. É que a Internet tem coisas boas e coisas más. Nunca era demais dar uma vista de olhos aos sítios por onde o Teclas andava e com quem falava lá no MSN.
Quando o pai viu que ele andava a pesquisar sites filatélicos, ficou espantado, mas não disse nada.
Chamou o filho para jantarem, e, quando estavam todos à mesa, o pai inquiriu:
- Então Zeca? Tens uma nova paixão?
- Eu? Porquê?
- Vais dedicar-te à Filatelia?
- Fiquei só curioso. É que ontem quando estava a pesquisar para o meu trabalho de História, apareceu-me uma página a falar dessa cena.
- Não é “cena”. Chama as coisas pelo nome – retorquiu a mãe.
- “Tá bem” mãe.
- Ó Zeca, pá! Fala português! – exclamou o pai.
- Ok! Mas vocês conhecem alguém que colecione selos?
Mas poquê esse interesse tão repentino? – interrogou o pai.
- É que lá na escola hoje, gozaram comigo quando contei o que tinha descoberto e quero-lhes dar uma lição de cultura.
- Hum! Estou a gostar de ouvir! – exclamou a mãe – Por isso andaste quase a tarde toda a consultar enciclopédias e a internet.
- Foi – disse o Teclas.
- Bem, acho que tenho a solução para o teu problema – disse o pai – Lá em casa do teu avô, há uma grande colecção de selos feita por ele. Ninguém melhor do que ele para te explicar todo o processo por que passa o selo, a sua história, e mais! Pode ser que te venhas a interessar por esse hobbie tão cultural!
- Ó pai, a sério? Não sabia que o avô era coleccionador!
- Era eu da tua idade, e já ele coleccionava selos!
- Podemos lá ir no fim de semana?
- Claro!
(Fragmento do livro Teclas o Filatelista de João Paulo Mesquita Simões)

Nenhum comentário:

Arquivo do blog