quarta-feira, 1 de setembro de 2010

DICA DA QUARTA - TEODORICO MAJESTADE

Com informações da divulgação



Estreia hoje às 20 horas, no Teatro de Arena, da Caixa Cultural, no Centro do Rio, a peça Teodorico Majestade - As Últimas Horas de um Prefeito. Escrita e dirigida por Romualdo Lisboa e produzida por Elson Luís Cunha Rosário, do grupo do Teatro Popular de Ilhéus (BA), a montagem recebeu duas indicações do Prêmio Brasken de Teatro 2008 e chega ao Rio de Janeiro em curta temporada, até o dia 12 de setembro.

O espetáculo traz a história do jogo das mazelas de muitos “homens públicos”, através dos conchavos e falcatruas praticadas na Prefeitura de Ilha Bela, cidade fictícia, que pode estar em qualquer lugar do Brasil. No enredo, o Prefeito Teodorico Majestade está prestes a perder o seu mandato por causa de denúncias que vieram a público. Diante desta situação, o povo da cidade vai à porta da Prefeitura pedindo sua saída. A Câmara de Vereadores já não o apoia mais. Em meio a esta confusão, uma representante do povo, Maria das Armas, é convidada para uma conversa particular e se torna a última esperança de Teodorico e seus comparsas. Mas será que Maria das Armas vai aceitar um acordo? E Teodorico se mantém no poder? Isso é o que o público vai descobrir com um diálogo leve e bem humorado sobre responsabilidades e cidadania.

O elenco tem Ely Izidro, Tânia Barbosa, Takaro Vítor, Aldenor Garcia e Elielton Cabeça, que também assina a direção musical do espetáculo.

O Teatro Popular de Ilhéus iniciou sua trajetória em 1995, fundado pelo ator e diretor Équio Reis, que reuniu oito artistas em torno de uma idéia corajosa: fazer teatro independente no Sul da Bahia, buscando nos anseios das comunidades grapiúnas, sua inspiração principal. No mesmo ano, o primeiro espetáculo "A estória engraçada e singela de Fuscão – o quase capão - e o cabo eleitoral", estreou fazendo apresentações nas ruas de Ilhéus, chamando atenção do público para a compra de votos nos períodos eleitorais. Daí em diante vieram outros espetáculos: "A Via Sacra", "O Bonequeiro Vitalino", "O Filhote de Espantalho", "O Boi e o Burro a caminho de Belém”, que ajudaram a firmar o grupo no cenário artístico do interior da Bahia.

O Teatro Popular de Ilhéus é Ponto de Cultura da Bahia e mantém o espaço Casa dos Artistas através de convênio com a Secretaria de Cultura do Estado.


SOBRE A PEÇA:

Teodorico Majestade – As Últimas Horas de um Prefeito

Texto e Direção: Romualdo Lisboa

Direção Musical: Elielton Cabeça

Produção: Elson Luis Cunha Rosário

Figurinos: Tânia Barbosa

Cenário: C. Makalé

Iluminação: Ely Izidro

Elenco: Ely Izidro, Tânia Barbosa, Takaro Vítor, Aldenor Garcia e Elielton Cabeça.

Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Teatro de Arena

Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro. (estação metrô Carioca)

Informações: (21) 2544-4080

Datas: de 1º a 12 setembro de 2010

Horário:qua a sáb 20horas e dom 19horas

Ingresso: R$10,00 e R$5,00

Classificação: 14 anos

Duração: 60 min

Bilheteria: de terça a sábado, de 10h às 20h e domingo de 10h às 19h

Lotação máxima do teatro: 226 lugares (mais 04 para cadeirantes)

Acesso para portadores de necessidades especiais

Acesse a programação da CAIXA Cultural: www.caixa.gov.br/caixacultural


Nenhum comentário:

Arquivo do blog