sexta-feira, 14 de maio de 2010

CURIOSIDADES

Por DUDU OLIVA

I. Outro dia, alguém me perguntou o que era avassaladora. A primeira imagem que veio na minha cabeça era uma mulher sensualmente arrebatadora. Procurei o significado no dicionário: "... Que avassala e domina.". Inclusive, o subordinado é classificado como vassalo: " Indivíduo dependente de um senhor feudal, ao qual estava ligado por juramento de fé e submissão; súdito, feudatário. adj 1 Diz-se do príncipe tributário de outro. 2 Que depende de outrem. 3 Tributário, subordinado. 4 Que paga tributo a alguém.". Talvez, a minha primeira ideia não esteja tão equivocada, já que uma mulher sensual seja avassaladora em relação aos homens. Porém, não se pode reduzir os significados das palavras.

II. Ultimamente, as pessoas ouvem música sem fone, impondo seus gostos musicais para outros passageiros do ônibus. Não sei se é falta de educação ou querem azucrinar a vida do outro? Fiquei uma hora, ao lado de um cara que ouvia música evangélica nas alturas. Nada contra o conteúdo das melodias, mas, a confusão que as pessoas fazem entre o espaço público e o privado torna a cidade ainda mais caótica.

III. Curioso que tem certas coisas que eu aprendi, mas eu esqueço. Será que tenho que colacar mais memória na cabeça? Na sexta-feira houve uma discussão se havia diferença entre companhia e companhia. Pediram meu dicionário e vimos que não distinção. Só existe companhia. Fiquei chateado, pois aprendi isto em vários cursinhos que fiz. Mesmo assim, nossa língua sempre nos dá uma rasteirinha, para gente nunca parar de estudá-la.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog