FAMA, PODER E SUCESSO

Por Gustavo do Carmo

Já fui fã. Fã ardoroso de uma jornalista. Criei uma comunidade no orkut para ela. Hoje não sou mais. Dei a comunidade para outra pessoa. A jornalista de quem eu era fã não se importou com a minha idolatria. Me tratou apenas como mais um fã. Como se na sua posição tivesse o direito de ter vários. Não era conhecida nacionalmente até semana passada e, até então, peregrinava por emissoras com contratos temporários. Se for para ser visto de cima do salto, prefiro idolatrar a Fátima Bernardes, que tem muito mais talento e experiência. Agora ela foi transferida para São Paulo, capital informal do país e do salto alto.

Eu achava que essa jornalista de quem eu fui fã seria mais simpática. Quando a convidei para o lançamento do meu primeiro livro, ela ignorou. Não foi (o que era esperado), mas não mandou nem uma mensagem me cumprimentando ou mesmo avisar que não poderia ir. Tudo bem. Só fiquei magoado quando ela não me aceitou no MSN.

Aí vai aparecer um espírito-de-porco para dizer: “Ah! Tá querendo o quê? Casar com ela? Cai na real, cara! Ela é casada! E além do mais, ela nem te conhece pra te aceitar no MSN”. Eu sei que ela é casada! E muito bem casada! No entanto, uma amizade não faz mal a ninguém. E eu não sou um Zé Ninguém. Sou jornalista e escritor. E ela também não é estrela para se achar superior aos outros. Pois, como jornalista, ela também tem a obrigação de procurar contatos com desconhecidos. Bem, não posso mais me imaginar casado com ela. Seu estilo de vida é muito superior ao meu.

Aliás, se eu disser que a minha idolatria nunca teve nenhum interesse estaria mentindo. Claro que eu tinha um pequeno interesse sentimental e profissional, sim. Se eu conseguisse o que queria seria lucro, mas não foi o fim do mundo quando eu descobri que ela não era nada daquilo do que eu imaginava sobre ela: aquela jornalista de interior, solteira, humilde e simpática como parecia nos tempos em que trabalhava na afiliada de uma grande emissora. Ela já se achava a diva que tenta ser até hoje. O que poderia ser uma amizade se transformou num amor platônico, mas deixa pra lá.

Da mesma afiliada tive uma rusga com outra jornalista, que havia marcado uma entrevista comigo para eu homenagear a emissora, mas deu o bolo. Não deu nenhuma satisfação. E ainda achou ruim quando eu liguei insistentemente para cobrar uma explicação. Fiquei sabendo que ela me chamou de estrela, se fez de vítima ao se sentir ameaçada e se mudou para outra cidade.

A vaidade dos jornalistas não é exclusiva das mulheres, não. Tive um colega na faculdade que se tornou muito meu amigo. Ele começou a estagiar em uma rádio, mas manteve a humildade. Poucos anos depois, mais para o fim do curso, entrou numa extinta agência de notícias. Continuou solícito e acessível, mas mudou da água para o vinho (caro e inacessível) no último período da faculdade. Tudo bem que metade da sua arrogância foi influência de uma namorada igualmente arrogante e totalmente antipática. Porém, foi só a tal agência ser vendida para um famoso jornal, que ele vestiu a camisa do estrelismo e passou a só me procurar quando lhe conviesse ou eu lhe procurava. Como era sempre eu quem procurava, desisti e já não considero esse cara como meu amigo. A não ser que calce as sandálias da humildade e me procure.

Já vi conselhos de que é preciso evitar gente pobre e sem cultura para crescer na vida. Também fiquei sabendo que vencedores devem evitar perdedores. Será que é por isso que as pessoas que sobem de posto e ficam famosas calçam aquele salto plataforma de um metro para esnobar os mais simples? Não sei.

Não escrevi esta crônica para responder ou procurar resposta sobre como a fama, o poder e o sucesso mudam o caráter do ser humano que vira jornalista. Isso cabe aos psicólogos, filósofos e demais estudiosos. Queria mesmo era desabafar algumas verdades e tentar vestir a carapuça em algumas pessoas.

Postar um comentário

0 Comentários