João Paulo Mesquita Simões



Fez vinte anos no passado dia 11, que Nelson Mandela foi liberto do longo cativeiro, por ter lutado contra o racismo e a violação dos direitos humanos na África do Sul.

Estudou Direito em Joanesburgo e em 1942 aderiu ao Congresso Nacional Africano (ANC). Percorreu o país para organizar a resistência política contra o apartheid. Por causa desta iniciativa, foi preso e condenado a pena suspensa. Durante os anos 50 lutou contra a repressão dos brancos e foi muitas vezes perseguido, detido e preso.

Em 1960, o ANC foi banido e Mandela organizou uma greve nacional de três dias e saiu do país ilegalmente para fundar o Umkhonto we Sizwe (Lança da Nação). Quando regressa à África do Sul em 1964, foi condenado a prisão perpétua e, após várias pressões internacionais, é enfim liberto pelo presidente Klerk em 1990. Em 1991 torna-se presidente do ANC e, em 1993, Klerk e Mandela formam um governo de unidade nacional com eleições livres pela primeira vez. Ambos recebem o Prémio Nobel da Paz.

Mandela torna-se o primeiro Presidente negro da África do Sul de 1994 a 1999.

O bloco aqui apresentado é da República do Mali e apresenta-nos Mandela com a Princesa Diana numa das suas visitas à África do Sul. Esta peça faz parte da minha colecção de selos de Diana.


(Baseado no Livro “1000 anos de Personagens Famosas”)

Postar um comentário

1 Comentários

Roulse Cam disse…
Adorei esse post João Paulo. Parabéns!