quinta-feira, 29 de outubro de 2009

1943 - Emissão Comemorativa do 1º Congresso de Ciências Agrárias


João Paulo Mesquita Simões


Foi pedido aos CTT através da secretaria deste Congresso, que fosse feito com o seu timbre, um selo para marcar a efemérie. O pedido foi autorizado e o trabalho entregue a Álvaro Duarte de Almeida, que copiou o "Timbre Oficial" desenhado por Mário Costa.
Impressos na Casa da Moeda em papel liso, fino ou médio, em folhas de 100 selos com denteado 11,5.
Circularam desde 1 de Outubro de 1943 até 1 de Abril de 1948.


(Baseado em livros electrónicos de Carlos Kulberg)


A base da nossa alimentação vem toda da agricultura. À nossa mesa, as verduras cruas, cozidas, as batatas, o arroz, os frutos, são todos produzidos pelos agricultores que trabalham a terra para que esses bens nos possam chegar à mesa.
Chama-se a isto "Ciência Agrária". Ciência, porque nos traz conhecimento.
Nem toda a gente sabe como plantar couves, batatas, em que épocas, a arte de fazer o vinho, a poda das árvores, tudo tem o seu quê que é preciso saber.
O Conhecimento passa também pela Agricultura.
Conhecer, não é só ir à escola aprender aquilo que os professores nos ensinam. A maior escola que qualquer pessoa tem, é a Escola da Vida e, como diz o ditado, "o Saber não ocupa lugar".
Por vezes, senão a maior parte delas, sentamo-nos à mesa a tomar as nossas refeições, mas nem pensamos como nos chegaram até ali, o processo por que passaram.
Sobretudo nas grandes cidades, em que alguns meninos dizem que o leite vem do pacote! (Aquele que compramos no supermercado).

Nenhum comentário:

Arquivo do blog