quarta-feira, 9 de setembro de 2009

PERFIL ENTRE 15 E 30 LINHAS - MARIA RITA

Por Gustavo do Carmo

Foto: Marcos Hermes (tirada do site oficial da cantora - http://www.maria-rita.com/ )

Filha da saudosa grande cantora Elis Regina com o pianista César Camargo Mariano, Maria Rita Mariano nasceu no dia 9 de setembro de 1977. Tem como irmãos por parte de mãe os músicos João Marcelo Bôscoli e Pedro Camargo Mariano.

Maria Rita começou a cantar profissionalmente aos 24 anos, depois de já ter se formado em comunicação social e estudos sul-americanos na Universidade de Nova Iorque, nos E.U.A. e de ter estagiado em uma revista para adolescentes em São Paulo aos 16 anos.

Antes mesmo de lançar o seu primeiro CD, "Maria Rita", ganhou o prêmio de Revelação do Ano de 2002 pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA). No álbum lançado em setembro de 2003 se destacaram as músicas 'Cara Valente' e 'Encontros e Despedidas', que foi tema da novela Senhora do Destino, de 2004, recentemente reprisada. Naquele mesmo ano ganhou o Grammy Latino de melhor Revelação, Álbum de MPB e Canção Brasileira (A Festa, de Milton Nascimento). Voltou a ganhar o prêmio em 2006, pela Canção ''Caminho das Águas, de Rodrigo Maranhão, tema da minissérie Amazônia, e pelo seu álbum "Segundo", lançado no ano anterior.

Para evitar comparações com as marcantes músicas de sua mãe, em 2007 Maria Rita mudou o seu estilo com o terceiro CD: "Samba Meu", também vencedor do Grammy Latino, na categoria Álbum de Samba e Pagode, em 2008. Destaque para a música 'Tá Perdoado'. Este ano, a Som Livre lançou a sua primeira coletânea da série Perfil.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog