quinta-feira, 13 de agosto de 2009

1941 - Costumes Portugueses. 1ª emissão


João Paulo Mesquita Simões


O Administrador Geral dos Correios de Portugal, Engº Couto dos Santos, iniciou uma série, que seria a apresentação dos pitorescos e tradicionais costumes e trajos populares. Embora já tivessem sido aprovados dez desenhos, e tendo-se concluído as suas gravuras, entendeu a Junta Nacional de Educação recusar este projecto, o que fez parar tal emissão.
Protestaram os CTT, invocando o prejuízo com as despesas já efectuadas.
Assim, foram autorizados a fazer esta emissão com os dez desenhos já concluídos.
Foram impressos na Casa da Moeda sobre papel liso, em folhas de dez selos com denteado 11,5.
A emissão dos selos, foi a seguinte:
Dois milhões de selos verde escuro com o valor facial de $04 representando a mulher da Nazaré, cujo desenho é de Roque Gameiro e gravura de Guilherme Santos; 3,2 milhões de selos de $05 representando a Tricana de Coimbra, com desenho de Raquel Roque Gameiro e gravura de Gustavo e Almeida; 2 milhões de selos de $10 lilás violeta, representando o Saloio de Lisboa desenhados por Raquel Roque Gameiro e gravura de Renato Araújo; 6 milhões de selos de $15 verde amarelo, representado a Peixeira de Lisboa, desenhados por Raquel Roque Gameiro e gravura de Marcelino Norte.
Emitiram-se tembém 2 milhões de selos de $25 lilás violeta representando a Mulher de Olhão, desenhados por Álvaro Duarte de Almeida e gravura de Gustavo de Almeida Araújo; 20 milhões de selos de $40 verde claro representando a Mulher de Aveiro, desenhados por Álvaro Duarte de Almeida e gravura de Guilherme Santos; 800 mil selos de $80 azul claro, representando a Mulher da Madeira e desenhados por A. Duarte de Almeida e gravura de Arnaldo Fragoso; 800 mil selos de 1$00 vermelho, representando a Vianesa em desenho de Raquel Roque Gameiro e gravura de Arnaldo Fragoso e, para terminar, emitiram-se 1,4 milhões de selos de 1$75 azul escuro representando o Campino Ribatejano, desenhado por Raquel Roque Gameiro e gravura de Arnaldo Fragoso. 300 mil selos de 2$00 laranja, é o ultimo selo desta série, representando a Ceifeira do Alentejo, desenhado por Raquel Roque Gameiro e gravura de Guilherme Santos.


(Baseado em "Livros Filatélicos" de Carlos Kulberg).


A emissão aqui apresentada, foi retirada do site http://www.filsergiosimoes.com/, casa filatélica a quem compro as minhas emissões.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog