quinta-feira, 14 de maio de 2009

17ª Mostra Filatélica do Núcleo Filatélico e Numismático do Concelho da Mealhada



Por

João Paulo Mesqita Simões



Um pequeno parêntesis na História da Filatelia, para falar um pouco da 17ª Mostra Filatélica, inaugurada dia 4 de Outubro e que decorreu até dia 12 no salão dos Bombeiros Voluntários da Pampilhosa, nas comemorações do seu 82º Aniversário.

Esta Mostra, além da parte Filatélica que é vasta e rica em temas, engloba também outras formas de coleccionismo. Assim, podemos ver quadros com insígnias e crachats de quase todo o mundo da temática “Bombeiros”, rádios antigos, grafonolas, gravadores de cassetes, medalhas, moedas e notas de Portugal e de outros países, medalhas e miniaturas de carros de bombeiros.Ao centro do salão, encontram-se os placards com os selos. Selos que nos falam da Natureza, da pesca do bacalhau, do Escutismo, dos Automóveis, das marcas postais… enfim, um sem número de temas alusivos ao coleccionismo, onde também participei com a minha temática de Escutismo e Automóveis.

Reproduzo aqui o envelope comemorativo da efeméride e respectivo carimbo, com uma particularidade interessante.O selo adoptado foi feito na página dos CTT na Internet no espaço reservado ao “meuselo”. Que quer isto dizer. Quer dizer que qualquer cidadão comum, pode ir à página dos CTT e fazer o seu próprio selo com as imagens que bem entender. São impressos em folhas, e tornam-se exemplares únicos, podendo circular livremente nas cartas.

Neste caso, foi adoptada uma imagem de uma viatura antiga dos B.V.P. que ainda circula – o Packard de 1926.

4 comentários:

Bernadete disse...

Boa tarde, João Paulo!
Venho deixar um pequeno comentário e um pedido,igualmente pequeno:sua coluna é um agrado aos sentidos! A forma simples, didática, clara tornam a Filatelia algo extremamente atraente para os que não a conhecem e igualmente informativa para os que se interessam pelo assunto. Portanto, aí vai o pedido: NÃO DEIXE DE NOS BRINDAR COM SEUS ARTIGOS!
Um forte abraço da carioca, moradora em Petrópolis e amiga do Miguel, Bernadete

Joao Paulo Mesquita Simoes disse...

Cara Bernardete,

Muito obrigado pelo seu elogio à minha coluna aqui no "Tudo Cultural".
Confesso que fiquei bastante sensibilizado ao saber que o meu trabalho é apreciado em Terras de Vera Cruz.
Terei muito gosto em conversar consigo sobre este Hobbie, para mim fascinante.
Pode igualmente, visitar o meu blog www.filatelicamentecentro.blogspot.com e deixar-me o seu e-mail para trocarmos impressões ou deixá-lo ao Miguel.
Mais uma vez muito obrigado pelo seu interesse.

Um abraço,

João Paulo

Bernadete disse...

Oi, João Paulo

Agradeço por suas palavras extremamente simpáticas. O Miguel me repassou sua mensagem e, tão logo eu possa, entraremos em contato, OK?
Com meu "até breve", segue um abraço ultramarino.
Bernadete

Joao Paulo Mesquita Simoes disse...

Olá Bernardete, mais uma vez!

Fico então a aguardar contacto seu.

Abraços transatlânticos,

João Paulo

Arquivo do blog