DEBATE CULTURAL - MEIA-ENTRADA

No último sábado, cerca de 300 estudantes fizeram um protesto na porta do cinema Arteplex, em Botafogo, aqui no Rio, contra uma lei que tramita no senado que restringe o benefício da meia-entrada para estudantes e idosos a 40% do total de ingressos de eventos culturais e esportivos.

E por isso, lanço o debate da semana e convido todos a participarem:

Você é a favor ou contra à meia-entrada?


Postar um comentário

2 Comentários

Ed Santos disse…
Totalmente a favor!
Alex Lima disse…
Olá a todos,

Sinceramente caros amigos, certos produtoreas são "inescrupulosos" em relação à má administração da meia entrada. Porém acho o assunto mais profundo e mais denso que o problema do "acesso" à cultura.

Muitos parecem não considerar a arte, seja de que segmento for, um "OFÍCIO" e como tal, precisa ser remunerado dignamente. Não concordo aqui com preços abusivos, mas na conjuntura atual, com a meia entrada representando, pelo menos aqui no RJ, 80% de uma bilheteria, estamos todos do meio artístico dependentes de patrocínios, patronos e afins.

Sinceramente não acredito na caridade cultural, a meia entrada precisa ser regulamentada de outras forma. Ou então que se estabeleça de onde virão os recursos para cobrir o prejuízo causado pela meia entrada, que não se resume ao financeiro. Que tal se todos nós da cadeia produtiva artística pagássemos meia conta do supermercado, meio aluguel, meia passagem, meio táxi, meio médico, etc...

Quem levanta a bandeira da meia, esquece-se que mesmo antes das leis de incentivo e da implementação da lei da meia, a cultura vivia suas próprias leis de mercado. Havia uma seleção natural das montagens, e preços de ingressos razoáveis para todos já que os produtores pagavam seus custos com a receita da bilheteria.

Dizem que pimenta nos olhos dos outros é refresco, concluo com a seguinte frase: "MEIA NO BOLSO ALHEIO É INTEIRA"