quinta-feira, 16 de outubro de 2008

D. Manuel II


Com D. Manuel II, chegamos ao fim da Monarquia em Portugal. Foi o último rei a governar até à queda da Monarquia a 5 de Outubro de 1910. Filho de D. Carlos e de D. Amélia iniciou o curso da Escola Naval. Em virtude do assassinato de seu pai e de seu irmão mais velho, tornou-se inopinadamente rei de Portugal em 1908. De carácter simpático e pacífico, empenhou-se na criação de um ambiente de calmaria política.Mas nos ministérios, eram constantes os abalos das fracções em luta, pelas tempestades parlamentares e interesses políticos.Assim, viu-se obrigado a exilar-se em Inglaterra quando a monarquia soçobrou a 5 de Outubro de 1910 onde veio a falecer em 1932.


(Baseado em “Nova Enciclopédia Larrouse”, vol 15)


Também este último rei foi eternizado na Filatelia Portuguesa com uma série de catorze valores desenhados por Domingos Alves do Rego.Impressos na Tipográfica, Casa da Moeda em folhas de 10 x 10 selos, circularam de 1 de Janeiro de 1910 a 30 de Março de 1913 em papel esmalte e porcelana, denteados 14 x 15.

Para fechar este ciclo da História da Filatelia Portuguesa, deixo aqui representada uma folha do meu álbum de selos portugueses, embora incompleta, pois não possuo toda a série deste monarca.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog