quinta-feira, 25 de setembro de 2008

5º Centenário do Nascimento do Infante D. Henrique



Há algumas semanas, deixei um artigo sobre a biografia daquele que foi o grande impulsionador dos Descobrimentos. Não voltei a falar neste assunto propositadamente, uma vez que, a seguir a esta série, se seguem as de Santo António e de D. Carlos, que aqui já falei. Imediatamente a seguir, vem a série alusiva ao caminho marítimo para a Índia. Por isso, quis juntar estas duas emissões alusivas às descobertas portuguesas para, de uma certa forma, lhes dar continuidade histórica.

Feito o esclarecimento, analisemos então a emissão de treze selos comemorativos do 5º Centenário do Nascimento do Infante D. Henrique.

O desenho desta emissão é igual para todos os selos que a constituem. O Infante D. Henrique sentado, apoiando a sua mão direita sobre a esfera armilar e a esquerda sobre o Globo. A seus pés, um leão, símbolo do poderio dos portugueses.

O desenho destes selos deve-se a José Veloso Salgado, litografados até ao valor de 100 reis e a talha doce os restantes. Circularam entre 4 e 13 de Março de 1884 em papel pontinhado leve, em losangos e denteado 14.

As cores destes selos eram laranja para o de 5 reis, lilás rosa para o de 10 reis, castanho para o de 15 reis, violeta para o de 20 reis, verde para o de 25 reis, azul para o de 50 reis, carmim para o de 75 reis, verde amarelo para o de 80 reis, castanho sobre amarelo para o de 100 reis, carmim sobre rosa para o de 150 reis, azul sobre laranja para o de 300 reis violeta sobre violeta claro para o de 500 reis e cinzento preto sobre sépia para o de 1000 reis.

A imagem com a série completa, foi retirada do site http://selosportugal.com/slide_show.html?picture=picture1.jpg&show=Portugal_Monarquia_1853_-_1910

Nenhum comentário:

Arquivo do blog