DICA DA SEGUNDA - OS DESAFINADOS


Texto: Divulgação com edição de Gustavo do Carmo

Estréia nos cinemas nesta sexta-feira, dia 29, o filme Os Desafinados, dirigido por Walter Lima Jr (de A Ostra e o Vento) e produzido por Flávio R.Tambellini. Apesar de fazer parte das comemorações dos 50 anos da Bossa Nova, Os Desafinados não foi produzido com a finalidade de festejar a data. Segundo Walter não é um filme sobre a Bossa Nova. É um filme bossa nova, que tenta traduzir o espírito dos últimos 50 anos do Brasil. É uma fantasia histórica e musical da época.

Tem no elenco Selton Mello, Cláudia Abreu, Rodrigo Santoro, Ângelo Paes Leme, Jair Oliveira (o Jairzinho), André Moraes e Alessandra Negrini, além de Vanessa Gerbelli, Genésio de Barros, Aílton Graça, Camila Amado, Antônio Pedro, entre outros.

Misturando romantismo intenso, muita música, muito desejo de liberdade e de mudar o mundo, com intensa politização, o filme começa quando o cineasta Dico, ao ouvir no rádio que a cantora brasileira Gloria Baker havia morrido num acidente de carro na Itália, resolve fazer um documentário sobre o quarteto de bossa nova Os Desafinados, formado por amigos seus de juventude e do qual Gloria participara como cantora. Para isso, Dico reúne os sobreviventes do grupo numa boate de Copacabana, onde eles costumavam se encontrar nos anos 60. Da memória deles e das imagens em preto e branco feitas por Dico na época, ressurge a história do pianista Joaquim (Quin), do saxofonista Davi, do baixista Geraldo e do baterista PC. O sonho do quarteto era se apresentar no show do Carnegie Hall, em Nova Iorque, em dezembro de 1962, que revelaria a bossa nova brasileira ao mundo. Rejeitados pelo empresário do show, eles vão mesmo assim a Manhattan, acompanhados do próprio Dico, que filma tudo. Lá, têm intensa vivência musical e existencial. Joaquim, que deixara a esposa Luiza grávida no Brasil, conhece Gloria, uma cantora sofisticada e cosmopolita. Os dois se apaixonam.Fracassada a experiência americana, o grupo volta a um Brasil já agitado pelo Golpe Militar de 1964. Enquanto Dico faz seu primeiro filme, o drama agrário “Bala certeira”, o quarteto prossegue sua carreira musical e Quin permanece dividido entre Gloria e Luiza. Até que, numa turnê na Argentina, a tragédia política atinge Joaquim, o que vai mudar a vida de todos para sempre.

A trama, os personagens e até a banda Os Desafinados são fictícios, mas o filme contém várias referências a amigos (inclusive o nome), acontecimentos e vivências reais do diretor Walter Lima Jr.

Assista ao trailer abaixo. Mais informações no site http://www.osdesafinados.com.br/


Postar um comentário

0 Comentários