DICA DA SEGUNDA (2 EM 1) - JOSÉ OLYMPIO

Exposição: José Olympio - o editor e sua casa
Período: de 30 de julho a 22 de agosto de 2008
Horário: de Segunda a Sexta, das 10h às 17h;aos sábados, das 10h às 15h
Local: Fundação Biblioteca Nacional
Espaço Cultural Eliseu Visconti
Rua México, s/n° (acesso pelo jardim)
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Entrada Franca






É uma dica para aproveitar até sexta-feira. Por problemas de agenda, somente agora, última semana da exposição, tive a oportunidade de postá-la. Para quem não puder ir, a segunda dica (apesar do salgado preço de 150 reais) é o livro com a biografia do livreiro e a trajetória de sua editora como diz o texto de divulgação abaixo.

José Olympio – O editor e sua Casa documenta a trajetória da editora, fundada em 1931, responsável pela publicação de nomes fundamentais, tanto em prosa como poesia. Drummond, João Cabral de Melo Neto, Vinicius de Moraes, Rubem Braga, Fernando Sabino, Antonio Callado, Otto Lara Resende, Ariano Suassuna, Manuel Bandeira, Ledo Ivo, Clarice Lispector, Aurélio Buarque de Hollanda, Lygia Fagundes Telles e Nélida Piñon são alguns deles.

A história da Editora José Olympio confunde-se, em grande parte, com a história da literatura brasileira do século XX. Na definição do sociólogo Gilberto Freyre, a editora não era ”apenas um estabelecimento comercial, mas uma força, um ânimo, um espírito, há anos inseparável da cultura brasileira”.

É o segundo livro sobre José Olympio lançado no mercado. O primeiro foi Rua do Ouvidor, 110, escrito por Lucila Soares, neta de Olympio, publicado pela José Olympio Editora, hoje do Grupo Record. No ano passado, fiz uma resenha sobre ele, publicada no Tudo Cultural Blog-se que eu republico no post abaixo.

SOBRE O NOVO LIVRO:

José Olympio - O Editor e sua Casa
José Mario Pereira
Editora Sextante
2008
Formato (a x l): 30x23 cm, espessura de 5 cm, com capa dura.
424 páginas
Preço sugerido: R$ 150,00

Postar um comentário

0 Comentários