quinta-feira, 5 de junho de 2008

Mostra Filatélica




Uma Mostra Filatélica, é uma exposição de colecções de selos aberta ao público em geral.
Cada coleccionador, apresenta o tema com que vai concorrer, é feito um catálogo da Mostra e podemos encontrar os mais variados temas expostos em vitrinas verticais.
Ora, no passado mês de Maio, entre os dias 17 e 30, decorreu na vila da Pampilhosa – situada na região centro do País – a 16ª Mostra Filatélica do Núcleo desta vila.
Houve a edição de carimbo comemorativo dos CTT e sobrescrito emitido para o efeito. Do catálogo desta Mostra, pode saber-se que os dinossauros também povoaram a Terra há muitos milhões de anos, e que filatelicamente, esta temática está pouco representada em Portugal. Este carimbo emitido pelos CTT a partir de uma proposta do Núcleo, vem contribuir para o desenvolvimento desta temática em Portugal. De autoria do Biólogo, Ilustrador científico, Designer, Fernando Correia natural daquela vila, representa o lagarto alarmante.
É enorme a importância deste carimbo, pois deverá ser o único emitido em Portugal.
Estas mostras são muito importantes, pois vivemos hoje numa sociedade onde as novas tecnologias são dominantes e, escrever uma carta, colocar-lhe um selo e pô-la no correio, está a tornar-se uma raridade. O Correio Electrónico é muito mais rápido e prático neste sentido.
Assim, há que alertar sobretudo os mais jovens, sensibilizá-los para a questão do Coleccionismo, nomeadamente da Filatelia, pois começam a rarear os filatelistas e o selo poderá vir a cair em desuso.
Não vamos pois deixar que isto aconteça. É necessário que este Hobbie perdure, passe de geração em geração, e não fique só nas mãos daqueles que desde sempre tiveram as suas colecções e um dia as deixarão aos seus filhos.
Darão eles continuidade?

Um comentário:

Gustavo do Carmo disse...

Se eu estivesse em Portugal seria um programa imperdível.rs

Arquivo do blog