quinta-feira, 24 de abril de 2008

Os Pré-Filatélicos





Muito antes do aparecimento do selo, as cartas circulavam pelo Mundo postas simplesmente no correio, recebendo um carimbo nominal da estação expeditora. Caso esse carimbo não existisse, o que era raro, era designado manualmente o nome da localidade. A correspondência era paga pelo destinatário e, no canto superior direito era colocado um selo fixo ou manuscrito, ou aplicado através de carimbo. Estes últimos tinham cor sépia. Também havia cartas pagas pelo remetente. Neste caso, o carimbo a aplicar era outro: FRANCA, ou PAGOU O PORTE.
Os serviços públicos isentos de pagamento, apresentavam ao centro em cima, as iniciais RS ou SNeR. Nas cartas registadas escrevia-se SEGURA.
Estas cartas são hoje valiosíssimas. Há coleccionadores que se dedicam só a este tipo de temática com álbuns muito valiosos.
Deixo aqui apresentados dois exemplos de duas cartas distintas. Uma segura de Alenquer para Azambuja de 13 de Maio de 1836, muito rara. Outra expedida normalmente de Coimbra para o Porto em 10 de Outubro de 1837.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog